Imagine se sua empresa não tivesse clientes, o que aconteceria? Sim, ela desapareceria, porque o cliente é o único responsável pela existência de todas as empresas e entidades, de todos os produtos e serviços, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo. Sem clientes, ninguém sobrevive. O cliente é a peça fundamental no giro dos negócios. Ele é formador de opinião e propagador, positivo ou negativo, da imagem de uma empresa. Por isso, para se alcançar a fidelização, devemos dar a ele um atendimento bom e personalizado.
Sam Walton, fundador do Wal-Mart, a maior empresa de varejo do mundo, já dizia: “O cliente é tão importante que pode demitir todo mundo em uma empresa, desde o presidente até o mais humilde funcionário. Basta fazer uma única coisa: não comprar”.
O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro no Brasil.
A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos. A data, criada originalmente no estado do Rio Grande do Sul, serve para movimentar o comércio durante o mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas (fim do inverno).
Origem do Dia do Cliente
O Dia do Cliente foi criado no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário gaúcho José Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.
O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios. O dia 15 de setembro foi escolhido como Dia do Cliente por ser o Dia Nacional da Defesa do Consumidor.
O Cliente é a única razão de ser da existência de TODOS os produtos e serviços, de TODAS as empresas, de TODAS as profissões e de TODOS os postos de trabalho DO MUNDO. É justo, pois, que esta figura seja homenageada em uma data especial. E com uma grande diferença: enquanto outras datas atingem públicos específicos, O DIA DO CLIENTE atinge a todos, sem exceção, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, pois todos nós somos Clientes de alguém e todos nós dependemos de Clientes para sobreviver.
Fique por dentro:
Por que se perde um Cliente no Varejo ?
(fonte – Revista Varejo & Cia., SINCOVARP – Ribeirão Preto -SP)
• 1% por falecimento;
• 5% por mudança de endereço;
• 5% por amizades comerciais, ou adoção de novos hábitos;
• 10% por maiores vantagens de outras organizações (principalmente o preço)
• 14% por reclamações não atendidas, ou desapontamento com a qualidade do produto/serviço;
• 65% por indiferença no atendimento, má qualidade do serviço prestado.
Apenas UM de cada DEZ Clientes que têm, ou tiveram, problemas , permanece fiel à marca, ou a quem lhe vendeu.
(fonte – Revista Você S.A. – edição de setembro/98)
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Artigo de contribuição exclusiva de autoria de Priscila Santos para o PegaDesconto.