Filtrar por tipo
Cupons e Lojas
Posts do Blog

Fazer a primeira viagem internacional é sempre um desafio. Afinal, estaremos em um outro país, com uma cultura diferente da nossa. Por isso, preparamos este artigo especial para você planejar sua primeira viagem para fora, evitando que ela se torne mais um problema do que uma diversão.

Sim, são vários itens que devemos nos preocupar, mas tudo isto irá garantir que sua viagem ocorra sem maiores problemas. É muito importante, que além da documentação em dia, você tome precauções em relação a sua saúde e vida em geral. Vamos lá?

1. Cheque todos os documentos necessários

Pode parecer algo óbvio (e é), mas muitas pessoas acabam tendo que voltar para casa por não estar com todos os documentos necessários em mãos. Para isto não ocorrer com você, segue uma lista de todos os documentos necessários para sua primeira viagem internacional:

2. Verifique o Passaporte

Ao planejar sua viagem internacional, confira se o seu passaporte possui validade suficiente para você ir. Cada país possui regras de aceitação do passaporte, então confira as regras do seu destino.

3. Confira se o país exige visto

Se o país de destino exigir visto, você deve providenciar o quanto antes. E também ele deve estar valido no seu passaporte quanto você for embarcar.

Estes dois documentos são itens obrigatórios na sua lista. Uma dica valiosa é ter sempre uma cópia deles em mãos, seja em papel ou no celular. Caso você os perca durante a viagem, a cópia irá te salvar.

Uma outra dica é também imprimir sua reserva de hotel e a sua passagem de volta. Estes documentos mostram que você tem endereço no destino e a data de retorno, que será muito útil na alfandega.

Mala com passaporte internacional.
Mala com passaporte internacional.

4. Faça um seguro de viagem

O segundo passo para fazer sua primeira viagem internacional com tranquilidade é garantir o seu seguro de viagem. Este seguro garante atendimento médico em caso de você adoecer, e sem seguro, ir para um hospital vai sair muito caro.

A primeira opção é a Seguros Promo, que oferece seguros para diversas categorias, como mochilão. Também temos cupons de 10% e 5% de desconto para você viajar de forma tranquila.

desconto em seguros de viagem com segurospromo
Site da Seguros Promo.

No site da SegurosPromo, é possível fazer a cotação de acordo com continente e as datas de saída e retorno do Brasil. E ainda tem aqui mesmo no PegaDesconto cupons de até 15% de desconto para seguro em viagem internacional.

A segunda opção de seguro é a Ciclic, que possui uma central de atendimento disponível por 24 horas, onde fornecem informações úteis e a melhor forma de encontrar um hospital nas proximidades.

Outra opção de seguro é a Allianz Travel. No site, também é possível fazer a cotação, além de fornecer informações como o que em caso de atendimento de emergência. Aproveite e garante cupons de 30% e 25% de desconto disponíveis aqui também.

Faça a cotação nas seguradoras e veja qual irá lhe atender melhor. Emergências podem ocorrer e é sempre importante ter a garantia de atendimento quando elas acontecerem.

Ao contratar seu seguro, verifique se ele cobre tudo o que é necessário para a sua viagem. Leia e anote todas as informações no site da seguradora, para que você saiba como usar o seguro quando necessário.

5. Anote o endereço e contato do consulado brasileiro

Qualquer problema que você tiver dentro do país em que está viajando, é no consulado brasileiro que irá receber ajuda. Antes de viajar, pesquise o endereço do consulado no país e deixe uma cópia do endereço com a sua família, além da sua própria.

No portal do Itamaraty, você confere toda a rede consular do Brasil, que está presente em mais de 112 países. O consulado garante assistência e proteção aos cidadãos fora do país.

Caso, por exemplo, você perca seus documentos, com a cópia de reserva da primeira dica, no consulado é possível expedir passaportes e outros documentos de viagem. Os consulados funcionam em horário comercial, porém, possuem plantões de 24 horas para casos de emergência.

6. Planeje gastos diários

Uma dúvida comum para todos os viajantes de primeira é sobre o quanto de dinheiro levar, e se é melhor levar em nota ou comprar tudo pelo cartão de crédito. O ideal é diversificar a forma de levar dinheiro e pensar sempre em gastos diários.

Os gastos diários incluem alimentação, transporte e necessidades básicas. É também importante em pensar nestes gastos na moeda local, não em Real.

O cálculo dos gastos depende muito do local da viagem, por isto, pesquise a média de preços dos restaurantes e transportes de cada lugar para se planejar. Pesquise também a cotação do IOF para não ser pego de surpresa com a fatura do cartão.

7. Confira as regras de bagagem da sua companhia aérea

Cada companhia aérea possui regras sobre bagagem. Antes de viajar e arrumar as malas, verifique o limite de peso e medidas permitidas pela empresa, assim como o preço de despacho da bagagem.

Na mala de mão, deve ir somente itens básicos e itens de valor, como notebook, celular e joias. Nesta mala, não é permitido líquidos com mais de 100 ml, produtos inflamáveis e objetivos cortantes e pontiagudos, como tesoura, alicate e pinça.

8. Não exagere na mala

Na hora de fazer a mala, é comum colocar roupas a mais do que o necessário. Mas é preciso ter muito cuidado nesta hora: o excesso de roupas e sapatos só irá trazer desconforto e problemas.

Lembrando que na viagem é possível que você compre lembranças e também outras coisas, como produtos de beleza e roupas também. Para que sobre espaço nas bagagens, coloque suas roupas e sapatos em sacolas organizadoras.

9. Coloque etiqueta e cadeado na sua bagagem despachada

Malas extraviadas e abertas é mais do comum do que se imagina. Para você identificar sua mala extraviada, coloque uma etiqueta com seu nome, endereço e telefone de contato.

Para evitar que ela seja aberta sem sua permissão, coloque cadeados nos fechos. Se o seu destino for os Estados Unidos, utilize cadeados aprovados pelo TSA (Transport Security Administration), para evitar possíveis danos.

10. Compre um SIM card específico para viagens internacionais

chip exclusivo para viagem internacional, pré-pago
Com um chip pré-pago de viagem internacional você garante conectividade no exterior e evita surpresas desagradáveis com preços absurdos na sua conta de celular.

Quando estamos viajando, é essencial estar em contato com nossos parentes e amigos no Brasil, assim como garantir acesso à internet em qualquer lugar no país de destino.

Por isto, antes de viajar, compre um SIM card (chip) ainda no Brasil., como Viaje Conectado, MySimTravel ou Easysim4u. Há vários planos, desde de internet ilimitada até planos menores. Assim, você não vai chegar no seu destino e ficar completamente desconectado e possivelmente perdido.

11. Saiba pelo menos o básico da língua do país

Chegar em um país cuja a língua é completamente diferente pode assustar um pouco. Mas não é preciso pânico: sabendo o básico da língua do país para onde você vai viajar, já é possível se virar lá.

Antes e até mesmo durante a viagem, utilize aplicativos e dicionários voltados para viagens, aprendendo frases e perguntas utilizadas diariamente. Alguns aplicativos trazem funções diferenciadas, como ler e interpretar uma embalagem por exemplo.

Pesquise na loja de apps do sistema operacional do seu celular e selecione os melhores para fazer tradução simultânea, como o Google Tradutor, por exemplo.

Mesmo assim, o ideal é sempre tentar aprender algo da língua estrangeira para evitar constrangimentos. Você pode treinar e aprender idiomas através de aplicativos de celular ou no computador, eu sugiro o Cambly ou o Mondly.

12. Leve adaptadores para tomadas

Vários países têm plugues e voltagens diferentes. Pesquise antes sobre e se for necessário, leve adaptadores para vários itens, como carregador de celular e notebook, até mesmo para secador de cabelo.

Se você for viajar para a Europa, por exemplo, certamente vai encontrar um padrão de tomadas totalmente estranho aqui no Brasil, então é bom se precaver.

13. Leve alguns remédios com você

Se adaptar ao um novo clima pode ser um pouco difícil, e nessas horas é preciso ter um remédio perto. Remédios podem ser levados na mala de mão, desde que não tenham mais de 100 ml.

Leve remédio para dor de cabeça, estomago e para dor de garganta, assim como aqueles que você deve tomar diariamente. Se for remédio controlado, leve a receita junto.

14. Chegue com antecedência no aeroporto

É muito importante chegar com antecedência no aeroporto, principalmente se você nunca viajou de avião antes. A regra para voos internacionais é chegar com pelo menos duas horas antes do embarque.

O check-in pode ser feito no site da companhia aérea, a partir das 48 horas antes do voo. É obrigatório imprimir e portar o cartão de embarque, pois sem ele, você não poderá viajar.

O cartão de embarque possui informações como seu nome, número do voo, assento (caso você tenha marcado), horário do voo e o portão de embarque.

Caso não tenha feito o check-in online, faça no balcão da companhia no aeroporto. Também no balcão é despachada a mala.

15. Sempre que necessário, peça informações

Quando viajamos para fora, é comum fazer conexões e mudar de voo. Se for o seu caso, siga sempre as placas indicativas até ao novo portão, que estará sinalizado no seu cartão de embarque.

Caso tenha dúvidas, não hesite em pedir informações para algum funcionário da companhia aérea, do aeroporto ou até mesmo para outro passageiro. Ao chegar no seu destino final, faça o mesmo até achar sua esteira de bagagens.

16. Planeje passeios turísticos e atividades com antecedência

Por fim, é bom também planejar seus passeios turísticos, traslados e transfers com antecedência.

Se for viajar para o continente europeu, pode visitar vários países a bordo de trens, numa viagem confortável e muito charmosa.

O melhor site para reservar passeios de trem pela Europa é o OMIO, onde você consegue descontos a partir de 5% off utilizando código de cupom num serviço que já faz a pesquisa pelo menor preço das passagens para você curtir em grande estilo e ainda pagar pouco!

combios (trem) mais baratos com desconto omio
Você pode, por exemplo, sair de Munique (Alemanha) e ir conhecer a Torre Eiffel em Paris (França) pagando apenas 116 Euros ou menos dependendo da data e hora.

Com essas viagens de trens você conhece muito mais lugares na Europa, pagando pouco, e aproveita cada momento do seu passeio inesquecível para mitar com fotos no Instagram!

No mais, curta a viagem e conheça tudo o que puder! Tem alguma dica para a primeira viagem internacional? Deixe nos comentários abaixo.

0 0 votos
Avalie o post
Assinar
Notificação
39 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
39
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x