Em tempos de crise, muitas pessoas nem pensam na possibilidade de viajar, pois acreditam que é necessário gastar muito dinheiro. Claro que isso pode se tornar muito caro, dependendo de suas escolhas e disponibilidade de dinheiro, mas isso não é preciso: uma viagem de baixo custo é possível!
Para te ajudar a programar sua viagem de modo que você tenha uma experiência incrível — e gastando pouco —, separamos seis dicas especiais! Confira:
1. Viaje na baixa temporada
Caso consiga escolher um período para tirar suas férias, dê preferência para a baixa temporada, quando você encontrará os menores preços para viajar. Cidades turísticas aproveitam a alta temporada — período de férias escolares e da maioria dos trabalhadores — para elevar preços e garantir o lucro.
Além disso, viajar durante a baixa temporada é uma ótima vantagem para quem gosta de sossego, pois o movimento de pessoas é consideravelmente menor.
2. Compre a passagem com antecedência
Se você já tem um período certo para sua viagem, fique de olho em passagens aéreas com a maior antecedência possível, garantindo preços mais confortáveis.
Além disso, algumas companhias aéreas possuem dias ou horários específicos nos quais costumam baixar os preços de suas passagens — procure se informar sobre todas as opções de ofertas.
Caso o destino não seja tão longe e você não encontre bons preços de avião, viajar de ônibus ou carro também é sempre uma opção! Vale conferir a qualidade das estradas, possíveis pedágios e até o preço de aluguel de carro, para que você analise a melhor alternativa de acordo com suas condições.
3. Escolha a hospedagem certa
A hospedagem é um dos itens que afeta muito no preço total da viagem, demandando cuidado do viajante. Geralmente os hotéis acabam saindo mais caros, por isso, fique de olho em promoções e descontos especiais.
Uma ótima opção são os hostels: baratos, confortáveis e de vários estilos, são uma oportunidade de conhecer a cidade por outra ótica e fazer novas amizades de viagem com os companheiros de hostel!
DICA: você também pode ainda economizar reservando seu hotel com antecedência ou até usando eventuais códigos de cupons de desconto em sites de reserva de hospedagem como Edreams, Hotel Urbano, Viajanet, Submarino Viagens e Hoteis.com.
4. Faça um roteiro da viagem de baixo custo!
Eleja alguns pontos turísticos e locais de destaque, como restaurantes, trilhas, lojas: fazer uma programação básica facilita o trajeto e evita gastos adicionais.
É claro que um lugar especial ou um evento não planejado merecem uma exceção no seu roteiro: não pense nele como um planejamento rígido, mas sim como uma forma de organizar sua viagem com o máximo de diversão e o mínimo de gastos.
5. Prefira transporte público
Procure se informar sobre como funciona o transporte público do local, se há ônibus, metrôs ou trens.
Além de economizar — muitas vezes é possível comprar pacotes de bilhetes —, você pode conhecer pontos da cidade em que jamais passaria se fosse seguir o GPS, de carro ou de táxi, para um ponto específico.
Dica: é possível fazer viagens urbanas em pequenas e médias distâncias pagando pouco se você conseguir aproveitar cupons de desconto em passagens de ônibus, em sites como o ClickBus, ou ainda em transporte particular com aplicativos como Uber.
6. Evite gastos desnecessários
Alguns itens de compras acabam se tornando uma armadilha para turistas, como os presentes e lembrancinhas. Gaste apenas o que for necessário e o que está planejado.
Lembre-se de que o melhor do passeio é aproveitar o lugar, sua gente e suas paisagens, e perder tempo com compras supérfluas pode, além de gastar dinheiro, pode atrapalhar sua viagem.
Com todas essas dicas, é possível realizar uma viagem de baixo custo e se divertir muito! Lembre-se que pesquisar é a principal chave para conseguir férias econômicas e memoráveis. Agora é só se programar e aproveitar uma boa viagem!
Você curtiu esse post sobre viagem de baixo custo? Possui alguma experiência nesse estilo? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe a sua experiência sobre o assunto!