Quando junho chega, não há dúvida: é hora de celebrar e comemorar um dos períodos mais animados do ano, isto é, o dia de São João. Entretanto, planejar uma celebração típica com tudo o que se tem direito exige planejamento e orçamento elaborado para comprar os itens para a festa junina.
Por essa razão, preparamos uma lista com seis itens que não podem faltar, tanto na decoração quanto na alimentação, para que a diversão seja garantida. Confira!
1. Fogueira
Para começar a nossa lista de itens para a festa junina, nada melhor do que citar a fogueira porque ela simboliza a união, o festejo e a integração das pessoas.
Um exemplo claro disso são as cantigas, as histórias e as danças típicas em sua volta. E ela não precisa ser necessariamente feita com lenha e fogo de verdade, pelo contrário.
Quando o espaço não permite, quando há preocupação com a segurança (especialmente das crianças) e quando você conta com um orçamento limitado, é possível optar por uma fogueira artificial com papel celofane colorido, luminárias e uma estrutura de madeira, por exemplo.
2. Bandeirolas
Outro item indispensável quando se trata de São João são as bandeirolas. Afinal, elas podem ter diversos formatos, cores e até materiais diferentes para enfeitar e decorar o ambiente quando amarradas entre as estruturas ou mesmo em superfícies verticais, como as paredes.
Por isso, vale a pena contar com diversos modelos para compor uma ambientação bastante colorida e alegre que caracterize todo o evento.
3. Balões
Além das bandeirolas, há outro item bastante requerido na decoração de festa juninas: o balão. E isso não é à toa, já que ele dá um charme à parte na ambientação local pelo contraste de cores, a rica variedade de tamanhos e diversificação de acessórios e enfeites.
Em muitos espaços, inclusive, os balões também contam com iluminação interna por meio de cordões de LED ou lâmpadas que geram fachos de luz intimistas e bastante convidativos para os seus amigos e familiares.
4. Canjica
Em uma festa junina que se preze, não podem faltar os comes e bebes. Por essa razão, o nosso quarto item é um quitute obrigatório quando se trata de pratos típicos: a canjica.
Nesse tipo de festividade são comuns os cardápios divididos entre comidas doces e salgadas, e ele é um daqueles doces que, de tão pedidos e lembrados, já se tornaram tradicionais.
Também é preciso mencionar que a sua presença amplia o leque de possibilidades de consumo e uso do milho, que é um alimento bastante valorizado no São João.
5. Milho
Como mencionado, o milho é um dos alimentos (e também ingredientes) que não podem faltar em uma festa junina. Seja cozido, seja assado ou usado no preparo de bolos, pamonha, mungunzá e outras receitas de dar água na boca, ele é indispensável para trazer fartura às barracas ou mesas de comidas.
Além disso, é um cereal que tem o seu ponto alto de colheita entre os meses de junho e julho, o que faz com que o valor do quilo seja bastante atrativo para quem quer produzir mais com menos.
6. Vestimenta
Por fim, na nossa lista de itens para festa junina não poderiam faltar as vestimentas, não é mesmo? Afinal, as roupas e acessórios ajudam você, sua família e os seus convidados a entrar no clima de São João, deixando os participantes da quadrilha mais harmônicos visualmente.
Por isso, chapéus de palha, camisas xadrez, gravatas coloridas, vestidos pomposos, perucas, laços e maquiagem para fazer barbas falsas são essenciais!
Agora que você já sabe quais itens para festa junina deve comprar para uma celebração divertida e bem caracterizada, não perca tempo e comece a planejar o seu São João “arretado de bom”!
E, se você gostou das nossas dicas, aproveite e assine agora a nossa newsletter para outras sugestões e macetes para o seu dia a dia!