Números e indicadores de que o último ano foi péssimo para a economia brasileira e o bolso da população em geral não faltam. 2015 terminou com uma diminuição do PIB que irá superar os 3% segundo previsões do mercado, inflação acima dos dois dígitos, taxa de desemprego chegando aos 9% e com o Brasil ocupando o topo da lista de países com as maiores taxas reais de juros do mundo.
Infelizmente, a expectativa é de que 2016 seja tão ruim quanto ou pior do que 2015. Diante disso, faz-se cada vez mais necessário que as pessoas aprendam como economizar dinheiro e cuidar de suas economias, pois, do contrário, podem ter de enfrentar ajustes orçamentários e reduções no padrão de vida atual.
Você sabe como se resguardar em tempos difíceis? Não? Então veja nossas 7 dicas abaixo, e entenda que economizar dinheiro pode ser algo mais fácil do que você imagina.
1- Monte uma planilha financeira ou use um app
A primeira (e talvez mais importante) dica de nossa lista é essa: monte uma planilha financeira! Se você pretende economizar dinheiro de verdade, precisa ter absoluto controle de onde e em que quantia vêm suas receitas e para onde e em que quantia elas estão saindo. Você pode fazê-la no computador ou usar algum dos muitos aplicativos gratuitos, especialmente feitos para isso.
Além de possibilitar uma melhor descriminação de seus gastos e de proporcionar noções mais claras de quais destes gastos podem ser cortados, você também ficará surpreso como, ao final do mês, “automaticamente” seu orçamento apresentará uma sensível melhora.
Alguns aplicativos que recomendo você testar e se decidir qual o mais adequado para si são o Minhas Economias (Android e IOS) e o GuiaBolso (Android e IOS). Porém, existem dezenas de outros apps semelhantes, cada um com suas diferenças, por isso é interessante testar os mais bem avaliados e verificar qual deles se encaixa melhor nas suas expectativas.
2- Evite o modo stand by
Aparelhos eletrônicos desligados, mas ainda conectados à tomada — o chamado modo stand by — ainda consomem energia.
Mesmo que não se compare à energia gasta por estes mesmos aparelhos quando ligados, desenvolva o hábito de desconectá-los da tomada. Isso pode fazer uma grande diferença em médio e longo prazo, principalmente se levarmos em consideração que uma casa possui cerca de 20 aparelhos eletrônicos.
3- Opte por lâmpadas eficientes
Outra economia que virá através da conta de luz é a que pode ser feita quando se opta por lâmpadas mais eficientes.
As lâmpadas fluorescentes podem representar um gasto inicial maior por serem mais caras, mas este gasto será facilmente recompensado pela maior vida útil que elas possuem e pela menor quantidade de energia elétrica que elas consomem para funcionar.
4- Invista em torneiras de baixo fluxo
Nem todas as atividades que realizamos necessitam de torneiras de alto fluxo de água, mas mesmo assim a maioria dos imóveis possui apenas torneiras deste modelo.
Sendo assim, trocar suas torneiras de alto pelas de baixo fluxo pode levar você a ter uma economia de até 60% na conta de água.
5- Evite comer fora de casa
Se comer em casa á uma opção viável para você, aproveite este “luxo”, porque os custos de se comer fora são significativamente maiores. Isto acontece porque você pagará não apenas pelo que está consumindo, mas também pela mão de obra de quem preparou e pela margem de lucro do estabelecimento.
Uma vez que esses gastos podem ser evitados, e se você está realmente visando economizar dinheiro, evite comer fora de casa.
6- Cheque seus planos de TV a cabo e internet
Verifique se os preços de seus planos destes tipos de serviços estão condizentes com o mercado atual.
Imagem em HD ou muitos megas de velocidade de internet já não são mais itens tão exclusivos. Seus preços se popularizaram consideravelmente, e você pode estar pagando mais caro por isso sem necessidade, se ainda tiver um contrato antigo ativo. Pois normalmente as operadoras não te ligam para avisar que existe um plano melhor ou igual pelo mesmo valor ou mais barato.
7- Controle o impulso e planeje suas aquisições
Gostar muito de algo que você viu em um comercial ou em um passeio pelo shopping é normal e não há problema algum com isso. Você, no entanto, não deve fazer como a maioria das pessoas, comprando por impulso.
Lembre-se de que os juros de cartão de crédito e cheque especial estão ultrapassando a casa dos 300% ao ano e que você deve planejar suas compras visando evitar ao máximo se endividar — principalmente em cenários como o atual.
Crise não é tempo apenas de poupar, mas também se saber o que fazer com o dinheiro que está sobrando no final do mês. Mantenha seu dinheiro seguro e saiba onde investir na crise!
Aproveite agora os comentários para contar aos demais como você organiza suas finanças, e se usa aplicativos móveis, quais são.