Cuidar da casa é uma tarefa árdua para todos os tipos de pessoas. Estudantes que moram sozinhos pela primeira vez ou profissionais que tem a opção de adotar um emprego com estilo home office, precisam aprender a cuidar do próprio espaço.
Isso demonstra como é universal a necessidade da organização doméstica, mas nada impede que se busquem formas para facilitar o trabalho e não tornar maçante uma atividade que aumenta a sua qualidade de vida.
Por essa razão, preparei uma lista com dicas para tornar a sua arrumação mais ágil e menos cansativa.
1. programe-se para cuidar da casa
Um dos fatores que mais diminui a vontade de cuidar da casa é o acúmulo de tarefas. Se o prospecto de fazer faxina na casa durante o final de semana te assusta, porque não dividir as tarefas durante a semana?
Assim, a carga de trabalho fica muito mais leve. Programe-se para lavar roupa em um dia, limpar os cômodos em outro. Porém, algumas tarefas devem ser concluídas todos os dias, como lavar a louça. Não há nada pior do que uma pilha de pratos acumulada por dias. Não é mesmo?
2. aproveite bem o espaço
Casas e apartamentos pequenos exigem maior aproveitamento do espaço limitado. Por isso abuse de prateleiras, caixas e gavetas para guardar itens e evitar que a bagunça fique visível.
Muitos modelos de camas podem se converter em baús ou possuem gavetas nas laterais, que ajudam a manter objetos guardados sem ocupar espaço adicional.
3. otimize o espaço dos armários
Seja na cozinha, na área de lavar ou no banheiro, existem pias cujo espaço pode melhor utilizado, se for convertido em armários. Eles podem conter prateleiras e gavetas embutidas. Assim, é possível, manter produtos de higiene pessoal e limpeza em seus respectivos lugares.
O mesmo vale para o guarda-roupa. Hoje em dia, existem embalagens plásticas que removem o ar, para guardar roupas de cama volumosa e vestuário de inverno. Quando o ar é removido, as peças ficam armazenadas em vácuo, que além de diminuir consideravelmente o volume das roupas, ainda as mantem limpas, como se tivessem acabado de sair da máquina de lavar.
4. conheça o potencial da sua cozinha
As portas de armários, por exemplo, com a adição de ganchos, podem se tornar um bom espaço para guardar tampas de panelas e pendurar peneiras e tesouras com segurança.
Uma boa forma de guardar mantimentos é utilizar portes. Assim, sobrará mais espaço dentro dos armários, facilitando a localização de alimentos e temperos.
5. organize o seu local de trabalho
Quem tem uma estação de trabalho em casa ou uma mesa com um computador sabe como é difícil manter esse espaço organizado. Há sempre um acúmulo de papeis, documentos, agendas e materiais de escritório que devem ser guardados.
Inicialmente, pode parecer uma boa ideia manter esses itens sempre a mão. Mas nem sempre isso resulta em organização. Por isso, utilize prateleiras para colocar livros e pastas. Caixas organizadoras podem ser uma boa solução para guardar canetas e anotações. Um local de trabalho e estudo arrumado favorece a concentração.
6. Mantenha o guarda-roupa em ordem
Em muitas casas, o guarda-roupa é o local ideal para camuflar a bagunça. As pessoas têm o hábito de não organizarem esse espaço corretamente e depois tem dificuldade para achar itens específicos.
Além disso, misturam a roupa limpa com a que precisa ser lavada e muitos outros erros. Por essa razão, é preciso manter as roupas bem arrumadas. Dobre as roupas de cama e guarde-as em nichos. As gavetas são um espaço importante, por isso, dobre as roupas para que elas ocupem menos espaço.
7. Livre-se daquilo que não precisa mais
A última dica está relacionada a renovação da casa e como buscar espaço para o novo. Por isso, separe roupas e sapatos que você não usa mais e envie para doações, isso pode fazer diferença para quem precisa.
O mesmo vale para livros que ficam na estante, mas que você nunca leu. Bibliotecas públicas aceitam livros doados e em sebos você pode trocar os seus livros por outros que tenha interesse.
Os aparelhos eletrônicos e móveis que não são mais utilizados, mas estão em bom estado podem ser negociados ou trocados em sites na internet e você ainda pode ganhar algum dinheiro com isso.
Com estas dicas valiosas, a sua casa poderá se tornar um espaço ainda mais agradável e aconchegante, fazendo jus à famosa frase “Lar, doce lar”. O que achou? Se tem mais dicas comente aqui e compartilhe o post com seus amigos.