Sem ideia do que fazer com os filhos no fim de semana? A grana está curta ou as crianças são pequenas demais para certos programas? Criamos uma lista de 7 programas variados que qualquer família pode fazer nestes dias de folga, basta um pouco de disposição para sair da zona de conforto e aproveitar. Com estas dicas é possível se divertir sem gastar muito dinheiro, ideal para os momentos em que a grana está curta.
1. Fim de tarde ao ar livre
Tem hora melhor para sair de casa do que um pouco antes do anoitecer? Nos dias quentes, a despedida do sol pode virar motivo de festa. Atividades ao ar livre são perfeitas para as famílias que possuem cachorros. Vocês podem ir a uma praia, parque ou até mesmo ao próprio quintal e aproveitar para divertirem. Fotografias neste horário costumam ficar incríveis.
Aproveite para conversar sobre o sistema solar, o tempo, o fuso horário, conte a seus filhos que está amanhecendo na China. Nada como o nosso astro-rei para despertar bons e longos papos.
2. Acampamento
Toda criança gosta de brincar de acampar. Dos pequenos, com suas barracas de lençol, aos maiores, que podem preferir um camping de verdade. Além de explorar a criatividade e o espírito aventureiro, é uma tarefa que envolve toda a família e exige uma preparação que pode ocupar muitas horas do dia, ou o fim de semana inteiro.
Se os filhos já são maiores, considere acampar com eles de verdade, isso pode render boas histórias para a família.
3. Bexigas de água
Se o dia estiver ensolarado, não pense duas vezes: compre bexigas e encha-as de água. É diversão garantida e uma ótima opção para substituir o banho de piscina e/ou mangueira, além de ser uma brincadeira completa.
4. Pintar um quadro
Compre uma tela daquelas que vendem em papelarias, pode ser a maior que puder e junte toda a família para fazer um quadro. Faça recortes de revistas e use tintas, canetinhas, entre outros materiais. Além do aspecto criativo, essas atividades costumam estreitar laços entre as pessoas, estabelecendo uma comunicação afetiva através dos símbolos.
5. Montar um álbum de fotos
Um hábito mais antigo, porém, ainda importante para a família. Imprima fotos de momentos marcantes e construa um álbum divertido. Aproveite para conversar sobre esses momentos. Pegue aquelas fotografias do fundo do baú, filhos adoram ver os pais quando crianças.
6. Invente um dia do diferente
Crie um motivo qualquer para comemorar. Quando não tiver nada mesmo para fazer, invente o dia da roupa azul, por exemplo. Ou, vá a lugares nunca antes visitados pela família. Seja uma biblioteca, um museu, até mesmo uma cidade do interior com arquitetura diferente, basta usar a imaginação.
7. Pratique um esporte
Atividades físicas são indispensáveis em qualquer rotina, mas quando se trata do fim de semana, é interessante escolher algo que fuja do tradicional. Existem muitos esportes diferentes, como as atividades aquáticas (caiaque, canoa havaiana, Stand Up Paddle, surfe), que podem ser praticadas por pais e filhos. No entanto, procure ficar atento aos instrutores e saber se a idade da criança é adequada para tal prática, além de perguntar sobre os itens de segurança.
Também existe uma diversidade enorme de jogos com bola — vôlei, futebol, golzinho, etc. Algumas praias possuem escolinhas de fim de semana, assim como pousadas e hotéis fazenda.
Muitas pessoas têm o hábito de criar atividades em torno das refeições. Porém, quando se tem filhos menores, mexer com essa rotina é um pouco mais complexo. Dê preferência a atividades que não gerem mudanças na alimentação, pois isso acaba dando um trabalho em dobro para os pais, além de estressar as crianças.
Gostou das nossas dicas sobre programas para fazer com a família? Não deixe de ler nosso artigo 10 dicas de cuidados com a pele no verão, para que vocês possam aproveitar ainda mais essa época do ano.