Economizar é uma tarefa que exige disciplina e planejamento. No dia a dia corrido que vivemos, evitar o desperdício de dinheiro pode ficar ainda mais difícil.
Muitas vezes, alguns gastos desnecessários passam despercebidos, seja pela falta de tempo ou por desatenção. Assim, chega o final do mês e você se dá conta de que não conseguiu economizar tudo o que esperava.
Para te ajudar a organizar melhor seu cotidiano, preparamos algumas dicas para que você acabe de vez com o desperdício e consiga ter um orçamento mais equilibrado. Veja só!
Não compre por impulso
A máxima “pense duas vezes antes de agir” deve ser levada a sério quando surgir o desejo de compra.
Muitas vezes, passamos em frente a uma loja ou vemos alguma promoção em um site bacana e não resistimos. Quando reparamos, a compra já foi feita. Dessa forma, o dinheiro vai embora e você nem percebe.
Pense: Preciso comprar isso agora? É uma necessidade? Quanto isso significará no meu orçamento? Posso esperar e comprar em outro momento?
Essas perguntas te ajudarão a evitar gastos desnecessários.
Não parcele tanto
Sabemos que essa prática nem sempre é possível, mas vale um exercício. Os parcelamentos significam juros. Ou seja, a compra fica mais cara. Portanto, se ela não for urgente, que tal tentar guardar o dinheiro para comprar à vista e conseguir um desconto?
Claro que se não for possível fazer isso, o parcelamento ajuda a viabilizar desejos e necessidades do dia a dia, mas se for evitado é melhor.
Não deixe as vantagens passarem
No caso de compras no cartão de crédito, por exemplo, existem programas de pontos que trazem vantagens. Não deixe de se cadastrar e de utilizar esses bônus.
Os programas de fidelidade e os cupons de desconto são outras excelentes opções. Afinal, se você realizará uma compra, nada melhor do que ganhar benefícios com isso. Não deixe essa oportunidade passar por preguiça de realizar um cadastro. É a valorização do seu dinheiro.
Não deixe de pedir descontos
Esse ponto é importante: você precisa negociar. Muitas vezes, as empresas disponibilizam uma margem de descontos para que os vendedores trabalhem. Portanto, deixe claro para ele que o valor não está de acordo com o seu orçamento, mas que você deseja realizar a compra. Peça desconto ou uma outra proposta.
Se você não pedir, ele não te oferecerá. Tenha essa iniciativa.
Evite desperdício de dinheiro em casa
Essa é uma fonte inesgotável de desperdício e você precisa ficar atento. Deixar de fazer reparos necessários na estrutura da sua casa, como vazamentos e problemas elétricos, pode aumentar seus gastos mensais.
Portanto, não pare de prestar atenção em como sua casa está e o que é preciso fazer para melhorá-la.
Outro ponto importante em casa é a alimentação. Como você está usando os alimentos? Muitas vezes, o desperdício é grande e isso significa uma boa diferença nos gastos com supermercados. Procure receitas que reaproveitem os alimentos e conheça técnicas de conservação que evitem desperdícios.
Viu só? Colocando essas dicas em prática você diminuirá muito o desperdício de dinheiro.
E que tal descobrir onde investir seu dinheiro durante a crise? Preparamos as melhores dicas para você.