A comunicação através de aplicativos de conversa já é uma realidade na vida da maioria das pessoas. Sem dúvida, o WhatsApp é o mais utilizado deles, mas você lembra quando ele saiu do ar? Se não quiser ser pego desprevenido nesses casos, conhecer outras opções de aplicativos de conversa pode ser muito útil.
Assim, além de não ficar incomunicável nem mesmo por algumas horas, você ainda poderá avaliar qual aplicativo é mais adequado para as suas necessidades de comunicação. Veja a seguir!
10 aplicativos de conversa que são alternativas ao WhatsApp
1. Threema
O destaque do Threema é a privacidade. Segundo o que promete esse aplicativo, as conversas e todas suas informações ficam salvas no celular ao invés do aplicativo. Na verdade, elas são excluídas dele assim que forem entregues ao destinatário.
No Threema há uma diferença quanto ao WhastApp: você não utiliza um número de telefone, mas um ID. Com isso, a privacidade aumenta, principalmente porque ele conta com uma criptografia para evitar que qualquer pessoa monitore você.
Em geral, assim como os demais aplicativos de conversa, este também apresenta funções como envio de localização e arquivos, mensagens, entre outros. Além disso, é possível proteger as conversas com senhas, caso deseje. Apesar de todas essas vantagens, vale citar que esse aplicativo é pago!
2. Telegram
Esse é um dos aplicativos de conversa alternativos ao WhatsApp mais conhecidos. Atualmente, já são mais de 200 milhões de pessoas utilizando o Telegram, que inclusive é mais famoso do que o WhatsApp em alguns países.
Um dos seus recursos é que você pode excluir automaticamente as mensagens após um determinado tempo. Além disso, a criptografia dele também é considerada mais segura na questão das chamadas de voz. Porém, ela não é automática: você deve ativá-la.
Outra vantagem do aplicativo é que ele funciona quase como uma nuvem. Isso porque você não perde o conteúdo compartilhado. Ainda, é intuitivo e de fácil utilização.
3. Riot.IM
Esse aplicativo é utilizado principalmente para chamadas de vídeo. Ele também funciona por ID ao invés de número de celular, o que aumenta o seu anonimato na utilização dele.
No Riot.IM são disponibilizadas salas públicas estilo chat, ou seja, qualquer um pode participar. Já quanto às salas privadas o acesso é perante um link disponibilizado pelos membros.
O aplicativo conta com versão desktop também. Além disso, é um sistema de código aberto que permite conexão a outros aplicativos do celular, o que pode ser muito útil!
4. Viber
Disponível em todos os sistemas móveis, de IOS a Symbian, o Viber funciona a partir de um número de telefone, o que diminui a segurança. Contudo, ainda é um dos aplicativos de conversa bem popular na opinião da maioria dos usuários.
Além da troca de mensagens, o Viber permite a realização de chamadas. Inclusive, normalmente ele é utilizado muito mais para esse tipo de serviço, visto que sua qualidade para chamadas é superior a muitos outros aplicativos do gênero.
Antigamente, o Viber era subestimado pela dificuldade de utilização. Hoje, porém, o serviço está muito mais intuitivo e com menos falhas também.
5. Hangouts
Esse aplicativo é gerenciado pelo Google e vem crescendo nos últimos anos. Ele funciona como um bate-papo que disponibiliza principalmente a possibilidade de realizar videoconferências.
Portanto, o Hangouts é um dos mais utilizados em ambientes corporativos. Com ele você pode criar grupos e também enviar imagens. Além disso, é possível utilizá-lo tanto na versão do aplicativo quanto desktop.
Quando você cria uma videoconferência, os participantes podem receber avisos pelo e-mail. Afinal, os serviços do Google funcionam integrados, por isso você também pode marcar a reunião na sua Google Agenda automaticamente.
Além do Google Chrome: conheça 10 alternativas de navegadores leves e rápidos.
6. Skype
Esse é um dos aplicativos de conversa mais antigos que existe, mas que se destaca principalmente pelas chamadas de voz e vídeo. Nele é possível enviar também imagens e até mesmo vídeos e arquivos.
Além de estar disponível em uma série de plataformas, inclusive para videogame, o Skype é uma das melhores opções para videochamadas, sejam individuais ou em grupo. Ele permite criar também grupos com dezenas de pessoas. O usuário pode ser cadastrado a partir de e-mail ou também número de telefone atualmente.
Veja também: as melhores ferramentas de atendimento online gratuitas.
7. WeChat
O WeChat é um dos aplicativos de conversa mais populares na China. Ele é muito semelhante ao WhatsApp, tanto nas funções quanto no modo de usar, exigindo também um número de celular.
Com ele é possível se conectar ao Facebook, o que permite encontrar mais facilmente os seus contatos. Ainda, você pode trocar desde mensagens até fotos, vídeos, localização, entre outros recursos.
8. Facebook Messenger
Em geral, o Facebook Messenger é um dos aplicativos de conversa mais utilizados atualmente. Alternativa ao WhatsApp, ele iniciou como uma função do Facebook e agora tem uma versão própria e muito mais autônoma.
Através do Facebook Messenger você pode fazer tudo aquilo que faz no WhatsApp também: enviar vídeos, fotos, arquivos, localização, sticker, entre outros. Com ele você se conecta tanto com pessoas que são suas amigas no Facebook quanto àquelas que ainda não são.
No celular o aplicativo já não é mais dependente do Facebook, como antigamente. Por isso, até mesmo quem não gosta dessa rede social segue utilizando essa alternativa ao WhatsApp para se comunicar online!
9. ICQ
Pode parecer uma volta ao tempo, mas o aplicativo que há décadas iniciou a moda do envio de mensagens instantâneas está de volta e com força. Por isso, resolvemos incluir o ICQ em nossa lista de aplicativos de conversa que são alternativas ao WhatsApp, já que ele é uma das ferramentas mais buscadas atualmente.
É claro que a ferramenta foi completamente atualizada. Hoje, ela pode ser utilizada em vários dispositivos, incluindo desktop. Além disso, permite muito mais funções: envio de arquivos, fotos e vídeos, chamadas por voz e vídeo, sincronização de histórico, entre outras.
10. Wire
Funcionando tanto a partir de contas pagas quanto grátis, o Wire é uma alternativa ao WhatsApp para envio de mensagens e também chamadas por voz e vídeo. Você também pode compartilhar diversos arquivos multimídia através dele.
A personalização das mensagens é um dos destaques desse aplicativo. Você pode colocar o texto em negrito ou itálico, por exemplo, além de abrir listas de chat.
Agora que você já conhece 10 aplicativos de conversa que são alternativas ao WhatsApp, conta para a gente nos comentários se você já utilizou ou utiliza algum deles!