Quem decide fazer uma pesquisa de preços na internet normalmente acaba economizando. Todos já devem ter ouvido testemunhos de amigos ou parentes que compraram determinados produtos na web e pagaram preços realmente baixos, isso quando comparado aos valores dos mesmo produtos em lojas físicas.
Na realidade, os sites de vendas da internet costumam praticar preços mais baixos do que aqueles encontrados em lojas físicas, o que ocorre principalmente devido aos custos operacionais reduzidos no segmento de lojas virtuais.
Por conta disso, neste post vamos descobrir como realizar ótimas pesquisas online para comprar muito mais barato!
Fazer uma pesquisa de preços em sites especializados
Existem duas formas de pesquisar preços na web, vejamos:
O jeito mais ágil consiste em acessar os sites de comparação de preços, como o Google Shopping ou o Buscapé, por exemplo.
Nesses sites é possível buscar e achar promoções de diversas lojas virtuais de uma só vez, a fim de visitar somente aquelas que oferecem os menores preços.
Porém, o ponto negativo deste tipo de estratégia, e que muita gente não conhece, reside no fato de que geralmente todos os produtos exibidos pelos sites de comparação estão pagando taxas publicitárias pela exposição dos produtos.
Assim, as lojas virtuais que não pagam aos sites comparadores de preço podem até oferecer itens com custos mais acessíveis, mas não irão aparecer nos resultados deles.
Depois temos o método mais lento, o qual equivale a pesquisar um produto no Google, acessando site por site e anotando os valores. Apesar de mais ser trabalhoso, este processo pode alcançar promoções que de outra forma não seriam encontradas.
Histórico de preços, comparação e alertas
Existem diversos sites brasileiros que permitem a comparação de preços de produtos em lojas virtuais. Em sites como o Buscapé e o Zoom é possível pesquisar um determinado produto e ver qual loja está oferecendo o menor preço.
O Google Shopping, que é um recurso embutido nas buscas do Google, também faz essas comparações e mostra o menor valor do item pesquisado, porém não possui ainda o recurso de histórico de preços.
No Zoom, assim como no Buscapé você tem a opção inclusive de criar alertas de preços para o produto pesquisado. Dessa forma, cadastrando seu endereço de e-mail no alerta, vai receber uma notificação quando o site detectar que o preço do produto desejado caiu como na imagem a seguir:
Conferir sites que oferecem cupons de desconto
Um site especializado em cupons de descontos pode te ajudar a poupar muito dinheiro ao oferecer códigos para redução de valores na compra de produtos em determinadas lojas virtuais. Deste modo, é interessante combinar a compra de uma mercadoria em promoção com um cupom de desconto, visando comprar o item por “preço de banana”.
Nos Estados Unidos, a oferta de cupons de desconto em jornais e revistas para itens alimentícios é muito grande. Por conta disso, muitos cidadãos norte-americanos conseguem realizar compras enormes nos supermercado pagando somente um décimo do valor que pagariam sem os cupons.
Assinar newsletters
A variação de preços na internet é algo comum, isso ocorre porque, de acordo com a quantidade de um produto no estoque e a demanda de consumidores atrás dele, as lojas virtuais aumentam ou baixam os preços. Assim, é conveniente assinar a newsletter das lojas em que você geralmente compra para receber e-mails contendo diversas promoções, algumas inclusive por um período “relâmpago”.
Outra dica boa para economizar online é realizar o monitoramento dos preços, principalmente se você sabe que eles já foram menores em algum momento do passado. Então comece a acessar os principais sites regularmente, pois mais cedo ou mais tarde, você provavelmente vai acabar encontrando o produto que quer comprar com um custo mais baixo.
Verificar condições de pagamentos
Uma das principais maneiras de acabar com o desperdício de dinheiro é evitar parcelamentos com juros. Assim, é melhor optar por parcelamento sem juros ou procurar pagar à vista no boleto, já que a maioria das lojas online oferecem descontos para esta modalidade de pagamento.
Alguns sites ainda, vendem somente através de orçamentos prévios dos itens desejados, neste caso, é fundamental negociar os valores com a equipe de vendas solicitando descontos, utilizando para isso, argumentações baseadas nos preços da concorrência e nas formas de pagamento.
Portanto, fazer uma pesquisa de preços antes de comprar qualquer produto na internet é sinônimo de economia. Vale a pena garimpar a fim de encontrar as melhores ofertas, pois a diferença de preços entre lojas virtuais pode ser surpreendente. E aí, gostou da matéria? Então compartilhe com os amigos em suas redes sociais!