A palavra gamer originalmente, se referia aos jogadores de RPG (role-playing games). Porém, na atualidade, com as inovações recorrentes e cada vez mais populares dos jogos, o gamer está muito longe de ser restrito apenas aos RPGs.
Se no início da era dos videogames, estes eram considerados quase que exclusivamente “presentes para crianças”, a realidade atual não poderia ser mais diferente.
Segundo o Global Games Market Report, em 2018, o mercado global de videogames irá alcançar as impressionantes cifras de 137 bilhões de dólares. Em um mercado que envolve mais de 2,3 bilhões de usuários, em todo o planeta.
No Brasil, a realidade não é diferente. O nosso país é considerado o 11º mercado de videogames, sendo o maior do setor, na América Latina. Com movimentação anual de 1,3 bilhões de dólares e 66,3 milhões de gamers.
A pesquisa Game Brasil 2017 (em .PDF) apresentou muitos detalhes sobre o mercado de games no Brasil. Entre eles, a participação estrondosa dos chamados mobile gamers, os jogadores que utilizam seus aparelhos smartphones para jogar.
No mercado brasileiro, cerca de 78% dos jogadores utilizam os celulares como a plataforma mais frequente para jogar. A pesquisa ainda apontou que 93,6% dos donos de aparelhos de smartphone possuem ao menos um jogo baixado e que os jogos correspondem a 76,1% de todos os aplicativos baixados pelos usuários brasileiros.
Um mercado gigantesco e que cresce a cada ano, não somente no Brasil, mas como em várias partes do mundo, que apresentam o mesmo fenômeno.
E uma das empresas proeminentes neste mercado, a chinesa Asus, apresenta o aparelho que promete impulsionar a era dos smartphones gamers. Digo isso porque a Motorola também já lançou no ano passado o seu Moto Gamepad para os smartphones top de linha da marca, porém o Asus ROG Phone é mais “avançado”, você vai ver!
O ROG Phone, desenvolvido pela Asus, a partir de estudos e pesquisas com gamers profissionais e casuais, em todo mundo, além de desenvolvedores de games. O objetivo é o de levar ao mercado um smartphone preparado para rodar com qualidade e imagens em alta definição, jogos mais robustos.
Confira o review sobre o ROG Phone da Asus.
Design moderno e alto desempenho
Para o ROG Phone, a Asus incorporou todo o conhecimento e expertise de sua divisão especializada na produção de componentes e acessórios para PC Gamers, a Republic of Gamers.
E esta especialização permite a empresa chinesa apresentar um aparelho inovador, apenas ao integrar conhecimentos e técnicas que ela já possuía.
Além disso, uma tendência dos PC Gamers, que não necessariamente se envolve com os aspectos gráficos e de desempenho, é o design.
O ROG Phone incorpora o sistema de iluminação LED RGB, que deixa o visual do aparelho customizável, com a ideia de que as cores das luzes estarão acompanhando a dinâmica dos jogos.
Todo gamer, mesmo os que costumam utilizar apenas os smartphones, se preocupam com o desempenho dos jogos. Ninguém suporta delays ou jogos que travam, o que torna a experiência do jogador algo muito pouco agradável.
Diante dessa demanda dos usuários, a Asus equipa ao ROG Phone o processador Snapdragon 845. Com frequência de 2,96 GHz, o aparelho ainda promete ser o aparelho móvel mais rápido, em termos de processamento, já colocado no mercado.
Bateria durável e poder anti superaquecimento
Processamento mais potente, geralmente significa duas coisas, quando se trata de aparelhos de smartphone: superaquecimento e baterias que descarregam rapidamente.
E para tratar desta questão, a Asus implementa o sistema de resfriamento Vapor Chamber 3D, com um conjunto triplo de camadas, para dissipação de calor.
Para a bateria, o processador Snapdragon 845 possui a função de redução automática da velocidade de processamento, durante os períodos de inatividade. O que equilibra o consumo entre os momentos de alta atividade e os períodos de baixo consumo.
Porém, como todo dono de smartphone sabe, a bateria ainda é o grande ponto fraco dos aparelhos. E com o ROG Phone esta não deverá ser uma questão resolvida. A empresa já alerta que a economia de bateria poderá reduzir a qualidade de processamento dos jogos.
Um mundo de acessórios extras
Um problema prático de design, comum na maioria dos aparelhos, foi resolvido com muita criatividade pela Asus, no ROG Phone. Todo mundo que joga pelo celular, no modo de visualização horizontal, já se irritou com os cabos do fone de ouvido e do carregador.
Eles atrapalham a jogabilidade e eventualmente se soltam, por conta do movimento do jogador.
Um acessório extra é o que a empresa chama de AeroActive Cooler, que permite a conexão de cabos, quando jogando em modo horizontal, sem atrapalhar a jogabilidade. Além de melhorar o resfriamento do aparelho.
Outro acessório extra que se destaca é o TwinView Dock, que permite a conexão do aparelho com o computador. Desta forma, ele poderá ser utilizado como uma tela auxiliar, para jogos de computador, apresentando, por exemplo, o mapa do jogo, sem a necessidade de pausar.
O WiGig Dock, por outro lado, é mais um acessório interessante. Com o formato das tradicionais manetes de periféricos de videogames, o acessório permite a conexão, por WiFi, com aparelhos de jogos. Permitindo que o aparelho seja utilizado como um joystick para expandir a experiência do jogo muito além da tela do smartphone.
Tela em alta definição
O aparelho ainda possui tela em alta definição de 6 polegadas, com processamento de 90 Hz. O que torna o processamento das imagens dos jogos 50% mais rápido do que os aparelhos comuns.
Esta característica ainda torna a aparência dos gráficos mais otimizada e com menos delays, dados a maior capacidade de processamento de cores e de transição de pixels.
Muito além dos jogos
Porém, engana-se quem pensa que o ROG Phone será apenas um aparelho para jogos. Ele ainda apresenta todas as funções necessárias a um smartphone, como leitor de digital, conexão Bluetooth 5.0 e leitor de NFC. Além das câmeras frontal, de 8 MP, e traseira, com 12 MP.
O possível problema dos poucos jogos
Apesar de todas estas novidades e inovações, um problema que os usuários do ROG Phone podem ter de enfrentar no início da entrada do aparelho ao mercado, será a pouca oferta de jogos.
Com um aparelho preparado para rodar jogos mais robustos, ele acabará se distanciando da maioria dos aparelhos, que não possuem tal capacidade. E esta tendência acaba por ditar o mercado atual, no qual a maior parte dos jogos populares são mais leves.
Porém, as produtoras de jogos não devem demorar muito para oferecer jogos maiores para smartphones, dado que os mobile gamers se encaixam em uma tendência que somente cresce.
Especificações do ROG Phone
Processador | Qualcomm Snapdragon 845 octa-core 2,96 GHz |
Display | 6,0” AMOLED |
Memória RAM | 8 GB |
Memória interna | 128 GB ou 512 GB |
Wireless | 802.11a/b/g/n/ac/ad |
Câmeras | Frontal: 8 MP + Traseira: 12 MP |
Bateria | 4.000 mAH |
Dimensões | 158,8 x 76,2 x 8,6 mm |
Peso | 200 g |
O aparelho ainda não está disponível para venda no Brasil, o que deve ocorrer ainda este ano, através dos canais de venda oficial da Asus. Apesar de ainda não haver data confirmada.
Mas se, por enquanto, você quiser aproveitar seus jogos pelo PC, pode utilizar os acessórios da Asus. Confira também os celulares da Asus, que a cada dia surpreendem o mercado com sua qualidade de processamento e desempenho.
Acesse hoje mesmo a página da Asus aqui no PegaDesconto, e resgate os cupons de desconto disponíveis. 10% OFF em todo o site e 15% para a primeira compra no site oficial da empresa. Na página, você também pode conferir todos os detalhes.
Continue ligado no blog do PegaDesconto, para mais dicas, informações e reviews, sobre o mundo da tecnologia e muito mais. Até a próxima!