Filtrar por tipo
Cupons e Lojas
Posts do Blog

O verão, para muitos, significa sol, sandálias, roupas de banho, e pele bronzeada. Mas a exposição à luz solar sem cuidados causa danos à pele, levando à pele seca, ao envelhecimento prematuro da mesma, manchas, rugas e até mesmo câncer. A estação mais quente do ano requer uma reflexão cuidadosa para a sua pele. Neste artigo trazemos os principais cuidados que devem ser tomados com a pele no verão. Mas que também devem ser praticados durante todo o ano porque com o excesso de poluição na atmosfera do Planeta, o chamado “buraco da camada de ozônio” fica cada vez maior e isso afeta a proteção natural da Terra contra os raios ultra-violeta, resultando numa incidência de radiação solar cada vez mais intensa. Confira!

cuidados no verao

1. Use protetor solar após uma avaliação

Para usar o protetor solar, você deve primeiro avaliar qual o melhor tipo para a sua pele. Nem todos os filtros solares são feitos com base nos mesmos princípios – alguns oferecem uma barreira química que absorve os raios ultravioletas, outros, uma barreira física (minerais). Ele deve ser usado apenas como uma parte de sua abordagem para guardar a sua pele no verão; ele não pode ser o único método e não é infalível.

  • Protetor solar para pele oleosa ou acneica: não use um protetor denso, cremoso ou oleoso; fazendo isso, você corre o risco de sobrecarregar a sua pele com produtos químicos e mais oleosidade – opte por aqueles que são em gel;
  • Protetor solar para peles secas: a loção é mais indicada;
  • Protetor solar para peles sensíveis: procure por produtos hipoalergênicos;

Não esqueça de comprar o protetor correto observando-se qual é mais recomendado para uso diário ou para uso com a pele molhada (praia e piscina). E atenção também às alergias: ao testar um novo produto, espalhe um pouco dele atrás da orelha ou no pulso: essas peles são sensíveis e acusarão rapidamente qualquer reação e, se houver, descarte a utilização do protetor na sua pele.

Se você já sabe qual o tipo de protetor ideal para sua pele, recomendo comprar com desconto na internet, pois o preço em farmácias pode mesmo assustar um pouco. Aqui no site temos várias lojas de cosméticos e perfumaria que vendem protetor solar, maquiagens e outros itens que podem ajudar a proteger a pele dos raios ultra violeta.

2. Fique fora do sol entre as 10 e 16 horas

A parte mais quente do dia durante o verão é a mais prejudicial. Não fique no sol por longos períodos, principalmente nas horas mais quentes, porque a sua pele é especialmente exposta à radiação. As peles negras também são suscetíveis aos danos causados pelo sol — não necessariamente queimaduras, mas envelhecimento precoce, por exemplo. Fique atento(a)!

3. Use roupas de proteção sobre a pele

Diversas roupas de moda verão tem fator de proteção. A classificação de proteção UV é um bom indicador de como a roupa pode atuar como uma barreira contra os raios solares. Escolha tecidos leves e prefira cores claras.

4. Use chapéu e óculos

Sua pele facial irá beneficiar enormemente se houver um anel de sombra permanente sobre ela no calor do sol. Além disso, use óculos de sol para proteger a pele sensível dos olhos. Mas atenção: não abra mão do protetor mesmo com esses acessórios — a radiação bate no chão e na água e ainda reflete indiretamente em você.

Se você ainda não possui um bom óculos de Sol recomendo pesquisar modelos com proteção UV comprovada em lojas especializadas. Passe longe de óculos de Sol vendidos na rua por ambulantes e camelôs, pois a maioria não tem proteção UV eficiente e podem prejudicar sua visão por vários fatores por causa da baixa qualidade de fabricação para vender a um preço muito baixo.

5. Dê à sua pele no verão, uma folga!

Considerando o clima ao longo do verão, você pode ter pequenas pausas, dias em que você não vai precisar utilizar os produtos químicos, como quando está a chovendo ou é um dia muito nublado. Mesmo assim não abra mão do chapéu, como de costume, porque os raios UV penetram pelas nuvens. Não usar maquiagem é uma grande oportunidade para deixar sua pele respirar e ficar livre dos produtos químicos dos cosméticos e de possíveis manchas.

6. Enxague a pele após entrar no mar ou piscina

O cloro e o sal podem ressecar a pele e para algumas pessoas isso pode até resultar em uma reação alérgica. Pensando nisso, use na ducha: além de melhorar a sua pele, ela também estará salvando seu cabelo do ressecamento excessivo.

7. Beba muita água

Hidratação é excelente para deixar uma pele saudável, evitando que ela fique ressecada durante os meses de verão. A água hidrata a pele e elimina as toxinas que podem estragar sua aparência. Beba de 15 a 20 copos de água por dia, e procure consumir frutas suculentas, como a melancia! Ao contrário da água, café e álcool devem ser evitados, pois fazem o corpo se desidratar. Para quem gosta de água de coco, recomenda-se o seu consumo por ser naturalmente hidratante e uma fonte de reposição de eletrólitos que auxiliam na prevenção de cãibras e melhoram o desempenho físico. Por conter mais nutrientes, a água de coco inclusive é mais recomendada do que água para hidratação do corpo.

8. Coma alimentos saudáveis

Uma pele saudável também é resultado de uma boa alimentação. Reduza o açúcar e alimentos processados ​​que criam níveis de desequilibrados açúcar no sangue — eles contribuem para o envelhecimento precoce. Coma muitas frutas, verduras e legumes: quanto mais colorido o prato, melhor. Uma dieta rica em flavonoides vai ajudar a garantir uma pele saudável e brilhante. Nozes e sementes e peixes frescos são excelentes fontes de gorduras boas.

Se for à praia procure levar seus próprios alimentos, principalmente as frutas que normalmente não são vendidas pelos ambulantes, por exemplo. O sanduíche natural sem queijo e sem maionese é uma boa pedida também para evitar o consumo de sanduíches vendidos por ambulantes que muitas vezes tem origem duvidosa em relação à higiene ou simplesmente por estarem muito tempo armazenados.

9. Não tome banhos em excesso

Com o calor do verão, muitas vezes traz o desejo de tomar muitos banhos. Resista ao impulso! Os sabonetes quebram a capacidade natural da sua pele para se proteger, já que tiram a oleosidade e, consequentemente, a hidratação. Quando necessário, esfolie suavemente, com produtos específicos ou usando apenas uma toalha. E mesmo que não seja um banho de chuveiro com sabonete, na praia ou piscina cada banho faz necessária a reaplicação do protetor na pele, pois por mais resistente que ele seja a água acaba removendo.

10. Na praia ou piscina, use barracas ou guarda-sóis

Ficar ao abrigo de uma barraca ou guarda-sol é vital para se proteger do efeitos nocivos da radiação solar em dias de verão na praia ou nas piscinas. Elas refletem cerca de 50% da radiação UV se forem de boa qualidade. Prefira as barracas e guarda-sóis com tecido de algodão ou lona e de preferência com certificação do Inmetro. O último teste de guarda-sol feito pelo órgão foi em meados de 2010, e você pode fazer o download dos resultados em PDF clicando aqui.

Que novos hábitos você vai adotar ou já adota para cuidar da sua pele no verão? Conte-nos sobre isso através dos comentários. Para conseguir ótimos produtos para cuidar da sua pele no verão, baixe nosso aplicativo e tenha cupons incríveis, além de continuar lendo mais artigos interessantes no Blog do PegaDesconto.

Referências de sites onde a pesquisa do artigo foi baseada:

  1. http://www.inmetro.gov.br
  2. http://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/
  3. http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/dermatologista-alerta-para-cuidados-com-pele-no-verao
  4. http://oglobo.globo.com/rio/cuidados-com-pele-devem-aumentar-no-verao-veja-algumas-dicas-6935913
0 0 votos
Avalie o post
Assinar
Notificação
56 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
56
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x