Quando um consumidor utiliza a internet para pesquisar sobre maneiras eficientes de economizar com o seguro do seu carro ou moto, geralmente encontra dicas de sites que buscam o menor preço por seguradora ou dicas do que declarar ao segurador (solteiro, único condutor, garagem fechada etc).
O que acontece é que muitas vezes a melhor dica para economizar com seguro de automóveis é pesquisar o custo de reparação e a segurança do automóvel antes mesmo de pensar em comprá-lo.
É claro que, o principal motivador do valor de um seguro automotivo e sua franquia é o preço do veículo, mas outras influências podem aumentar ainda mais este custo.
Economize com seguro de carro e moto antes mesmo de escolher o modelo
É possível economizar no valor do seguro de carro e moto antes de mesmo de ir à loja e comprá-lo. O que acontece é que, todas as seguradoras do país, utilizam como base de cálculo para cotação de seguros, além de outros fatores, os índices de segurança veicular do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) que provê dados confiáveis sobre o nível de segurança de um veículo.
Segundo a CESVI, o principal índice de interesse das seguradoras é o Índice de Furto, que considera no estudo a disponibilidade de imobilizadores, alarmes, travas de coluna de direção, vidros laterais laminados, a complexidade da chave do veículo e a localização da bateria, segundo a CESVI.
Na tabela da CESVI, que pode ser consultada no endereço cesvibrasil.com.br/site.aspx/comparativo-de-veiculos, é possível identificar alguns veículos testados pelo Índice de Furto, com nota de 0 a 5 estrelas. No entanto, como a instituição ainda não consegue testar 100% dos veículos de 100% das montadoras, no caso de falta de dados da CESVI, a seguradora pode consultar informações diretamente com a montadora solicitando detalhes técnicos a respeito do veículo.
Outro dado importante que se deve também levar em consideração na hora de decidir o modelo do seu novo carro, até mesmo para preservar sua vida em um possível acidente, são os chamados “crash test” ou teste de impacto.
Os “crash tests” são feitos por duas renomadas instituições, a EuroNCAP e a LatinNCAP. Basicamente, o que elas fazem é provocar uma colisão em ambiente controlado de forma a estudar a resistência da estrutura do veículo ao impacto. Tanto a LatinNCAP, que possui vários modelos de veículos brasileiros disponíveis para consulta, quando a EuroNCAP, fornecem uma nota de 0 a 5 estrelas como resultado da avaliação.
Quais fatores influenciam no custo do seguro de automóveis?
Além do custo de reparação, citado anteriormente, existem outros fatores que influenciam no custo da apólice. São eles:
- O fabricante do veículo (marca): o custo da manutenção e peças influencia no preço da apólice do seguro, assim como os veículos mais visados para roubo, principalmente de marcas “premium”;
- O principal condutor: as seguradoras consideram o sexo, a idade e o histórico de acidentes do condutor. Por exemplo, quanto menor a idade, maior o impacto no valor do seguro;
- Região e garagem: as regiões do país que possuem índices mais altos de furto de veículos ou acidentes de trânsito provocam um aumento no quanto o segurado irá pagar. Assim como as regiões com um bom histórico provocam economia. Se o veículo possui ou não garagem na residência do condutor também é levado em consideração;
- Ano de fabricação: os veículos com mais idade costumam ter um valor de seguro maior por escassez de peças de reposição. Assim como os veículos MUITO novos, pelo mesmo motivo;
- Cobertura: as apólices mais completas que incluem cobertura contra incêndio, furto, colisão e danos a terceiros, também elevam o valor do seguro e da franquia.
Escolha sabiamente os serviços e evite gastos desnecessários
Na hora de escolher quais serviços sua apólice de seguro vai contemplar é interessante você considerar alguns fatores relacionados à necessidade para evitar exageros ou gastos maiores no futuro:
- KM de Guincho: se você dificilmente utiliza seu veículos para trafegar em rodovias interestaduais não faz muito sentido contratar altas quilometragens de guincho. Para quem anda mais de 90% do tempo só na cidade, 50km de guincho ou menos na apólice já são suficientes, ou então pode-se optar por chamar um guincho particular. Além disso, os sinistros que ocorrem dentro da cidade geralmente não inutilizam o veículo, e assim o próprio condutor pode levá-lo para a oficina;
- Cobertura de dano a terceiros: esta é uma das coberturas mais importantes que você deve levar em consideração. Esta cobertura garante o conserto do veículo de outro(s) condutor(s) envolvidos num acidente provocado pelo segurado. Ampliar o valor da cobertura pode representar um acréscimo na apólice de seguro e franquia muito menor do que seria o custo do conserto do veículo de um terceiro;
- Carro reserva: na contratação do seguro é possível optar ou não pela disponibilidade de carro reserva em caso do seu ficar imobilizado para reparos. Considere aqui que em média o reparo de um veículo leva cerca de 15 dias. Se você se dispor a usar o transporte coletivo neste período ou se possui outro veículo na família que poderá utilizar, não tem sentido contratar carro reserva. Agora, se você precisará utilizar serviços de táxi ou aluguel de carros, é melhor optar por adicionar o carro reserva na sua apólice, pois tanto o táxi quanto o aluguel do veículo certamente vão custar mais;
- Serviços adicionais: os serviços adicionais incluem chaveiros 24hs, eletricista, encanador etc, e ter essas comodidades disponíveis na apólice elevam o valor do seguro.
Contratar seguro de veículos na internet com desconto
Na internet é possível encontrar hoje alguns sites de empresas novas no mercado que oferecem seguro de carros, motos e até residências. Porém, é preciso ter cuidado e verificar a confiabilidade do site para se certificar que realmente se trata de uma empresa séria e devidamente registrada.
Um dos sites que eu recomendo, por ter uma confiabilidade inquestionável, pois é uma empresa da Caixa Econômica Federal, é o Youse.
Existem também alguns websites bem interessantes voltados para cotações de seguros. Um deles é o Bidu que é capaz de cotar preços para qualquer veículo online em seguradoras como AIG, Allianz, Assurant Seguros, Bradesco Seguros, Cardif, HDI, Liberty Seguros, Maritima Seguros, Premium Assistance, Suhai Seguros, Tokio Marine e Yasuda Maritima.
Enfim, se você é uma pessoa que não gosta de surpresas desagradáveis ou simplesmente não tem dinheiro para queimar, é vital contratar uma boa cobertura para o seu veículo. Como vimos, com um pouco de pesquisa é possível já economizar em seguro de carro e moto antes mesmo de comprar o veículo.
É sempre muito importante também fazer uma cotação com o maior número possível de seguradoras, com a ajuda de um corretor de seguros, para obter propostas e considerar aquela que é mais adequada às suas necessidades e obviamente seja a que possui melhor custo benefício.
Fontes de pesquisa: