Filtrar por tipo
Cupons e Lojas
Posts do Blog

Longe de ser conversa de Nerd, a linguagem que a programação apresenta em sua profundidade, pode ajudar ao desenvolvimento das capacidades cognitivas e lógicas do ser humano em suas idades iniciais.

Analistas abordam o tema como um meio de formar pessoas com qualidade de alfabetismo, mediante as inúmeras técnicas e brincadeiras já disponível no mercado da educação.

O paralelo da programação é usar a capacidade de criação para fornecer modos educativos de aprender as coisas por dentro. As crianças têm mais facilidades para ler do que para escrever, e a intenção da programação lúdica é fornecer instrumentos para o aprendizado eficiente do modo de escrever, por assim dizer.

Vamos com este artigo, apresentar as facetas dos benefícios que a linguagem da programação tem para o crescimento e desenvolvimento das crianças. E entender também porque a falta de conhecimentos de programação poderá ser considerado como um tipo de analfabetismo num futuro próximo.

Por que programação para crianças?

Como ensinar programação para crianças e adolescentes? - programação para crianças Artigos como ensinar programação para crianças
Professora ensina programação e robótica para crianças. Ilustração.

Diferente de apenas brincar ou jogar qualquer jogo, o método criado é desenvolvido para soluções de problemas relacionados a programação tecnológicas, desenvolve na criança a capacidade motora lógica e desenvolve inúmeras capacidades de modo racional.

É como se a criança fosse aprendendo a ler apenas com dois anos, isso dará um impulso significativo em suas fases posteriores. Os problemas não envolvem programação tecnológica avançada, seria um absurdo, mas apresenta a relação de algumas estruturas inerentes ao processo técnico e lógico.

É como se diversas capacidades estivessem sendo injetadas na criança, tem um pouco de tudo, criatividade, lógica, arte, matemática, narrativa, design, e solução de problemas.

E também lembrando, que grandes partes destes trabalhos educativos podem auxiliar na educação profissional e no desenvolvimento da escolha de uma carreira profissional da criança ou adolescente.

Vamos ao final apresentar onde você pode encontrar alguns materiais para pesquisar e aprender mais sobre o tema.

Benefícios da Programação para Crianças

Um dos fatores da programação é a capacidade de propiciar um sequenciamento das ações, organizando problemas em etapas menores e mais controláveis. Tudo vai se dando por tentativas e erros, e a resolução de problemas é um fator da programação para crianças.

Outro fator, é que as técnicas utilizadas permitem a busca pela mente da criança sempre estar procurando novas ideias, e construindo novidades e feitos de acordo com os limites do estabelecido. Então, a comunicação é muito desenvolvida, fazendo uma rede de relacionamento saudável e de crescimento da comunicação entre as pessoas envolvidas nas atividades.

As vantagens competitivas também são aumentadas, as estratégias propiciam um conhecimento mais do interior das crianças com o mundo exterior, possibilitando uma construção saudável de crescimento, aumentando as capacidades no lado matemático.

O século XXI e os próximos anos serão marcados pelo constante desenvolvimento da tecnologia e da informação, e as transformações que a programação aborda na criança prepara ela para estar habituada com este mundo.

As possibilidades no mundo da programação serão adequadas ao mundo da criança, e ela se sentirá mais familiar e terá possibilidades profissionais grandes também.

Outro grande benefício é a capacidade lógica por detrás das informações, não serão crianças apenas preparadas para uma coisa só, mas ao lógico de construção das informações, na qual aumentará o grau de qualidade cognitiva e de aprendizado saudável.

Centros e Plataformas que Utilizam Abordagens de Programação

No Brasil, temos alguns exemplos como a SuperGeeks, que apresenta experiência de um casal em atividades americanas, deste modo, sua missão é de ensinar ciência da computação de forma divertida, fomentando o raciocínio de forma sistêmica, trabalho coletivo, pensamento criativo, com foco na tecnologia.

No entanto, este assunto educacional possui diversos inventivos tecnológicos e por parte de games interativos com as qualidades a serem desenvolvidas em crianças, a partir de 5 anos de idade.

Outro centro especializado é o MadCode, na qual apresentam projetos sob os preceitos de Howard Gardner, trabalhando diretamente no desenvolvimento das inteligências lógico-matemáticas, visual-espacial, musical e verbal-linguística.

Sua principal missão é desenvolver a tecnologia, possibilitando aos jovens serem produtores de soluções tecnológicas, promovendo soluções para a vida real.

Já a CtrlPlay, ensina programação por meio de ferramentas lúdicas e educativas. Através de metodologias específicas, os alunos aprendem a criar games, aplicativos, sites e até robôs. O objetivo é dar o poder para as crianças se tornarem criadoras de tecnologias, preparando-as para o sucesso em um futuro digital.

O método de ensino de programação e robótica, utiliza ferramentas de aprendizado desenvolvidas por instituições de renome como MIT (Massachussets Institute of Technology), Microsoft, Google, entre outras.
Por meio de métodos interativos, como aplicativos, jogos e atividades unplugged (fora do computador) é ensinado programação aos alunos de forma divertida, despertando interesse no aprendizado.

Outro centro é a Code4All, onde tem como meta a divulgação de conhecimento, fazendo com que as crianças e jovens criem entretenimento e tornem disponível aquilo que se interessam, desenvolvendo um espírito empreendedor e utilizando a capacidade de inovação das novas gerações, aliada à utilização de conceitos matemáticos.

Mais do que programação, prepara-se um ser humano apto a desenvolver raciocínio lógico, a investigar processos e a utilizar seu conhecimento a serviço de um mundo melhor, possibilitando seu crescimento pessoal e profissional. Tudo isso de uma forma interessante e divertida!

Temos também a Happy Code, baseada no conceito global STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Math, que une o conteúdo de disciplinas fundamentais, formando alunos mais preparados e capacitados para os desafios do dia a dia.

Algumas plataformas online de modo gratuito podem ser encontradas nestes projetos: Hour of Code, Code.org, Pivot Animator e Scratch.

Se a pessoa interessada no aprendizado de programação tiver disciplina para estudar online, ainda pode se beneficiar de cursos do site Udemy, que oferece vários cursos em vídeos, de diferentes professores. Como são gravados e podem ser vendidos a milhares de alunos ao mesmo tempo, esses cursos custam muito mais barato, alguns bem completos chegam a custar R$ 30!

Como ensinar programação para crianças e adolescentes? - programação para crianças Artigos curso programação Udemy
Demonstrativo de valor de um curso de programação de boa qualidade no Udemy.

Livros de programação para crianças e adolescentes

Existem também alguns livros que ensinam o básico da programação e robótica para os pequenos. Um exemplo de livro traduzido para português que eu deu uma olhada foi o “Programação Para Adolescentes Para Leigos”, da autora Camille McCue.

Como ensinar programação para crianças e adolescentes? - programação para crianças Artigos livro programação para adolescentes
Livro Programação Para Adolescentes Para Leigos

Eu dei uma boa olhada no livro acima, mas notei que ele pode ser um pouco massante caso a criança ou adolescente não esteja realmente inspirado a programar. Por isso, recomendo comprar somente se o seu filho(a) já for um leitor assíduo. Caso contrário, o mais indicado são cursos e vídeo-aulas.

Depois de escrever este post conheci um outro livro, não tanto indicado para crianças, mas que achei ideal para adolescentes e até adultos que querem aprender programação. Se trata do livro “Algoritimos e Lógica de Programação ” de autoria dos brasileiros Marco Antonio Furlan de Souza, Marcelo Marques Gomes e Soares e Marcio Vieira. Sendo assim, eles utilizaram o pseudocódigo “portugol” como linguagem de programação, o que é muito mais facilmente compreendido por iniciantes.

Como ensinar programação para crianças e adolescentes? - programação para crianças Artigos algoritmos e logica
Imagem da capa e preço do livro “Algoritmos e Lógica de Programação”, em 03/04/2018. Fonte: Saraiva.

Considerações Finais

A perspectiva de diversas habilidades, pode ser iniciada com projetos e estratégias para ser desenvolvidas desde cedo em uma criança, e inúmeras habilidades serem evoluídas ao longo do tempo.

O fato de existir diversos tipos de inteligências é uma constante da ciência, os desenvolvimentos lógicos, racional, emocional, todos podem sendo relacionados e desenvolvidos.

Contudo, explore as possibilidades de educação nesse nível com as oportunidades encontradas no Brasil, e com diversos meios encontrados online através de materiais importantes.

“Nossa proposta é mais do que programação, é ser uma escola das habilidades da nova economia do século 21, isto é, incentivar raciocínio lógico, trabalho em equipe, resolução de problemas, empreendedorismo e criatividade”

São as palavras de analistas que abordam experiências neste campo com grande sabedoria.

0 0 votos
Avalie o post
Assinar
Notificação
31 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
31
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x