Nos últimos anos, os tablets se tornaram parte integrante do universo dos fanáticos por novidades, de muitos estudantes e também de alguns trabalhadores. A popularidade desse tipo de aparelho é tanta que até aquelas pessoas que nem se interessavam muito por tecnologia acabaram se rendendo aos tablets. Com isso, foi criada uma grande variedade disponível no mercado, o que pode confundir alguém sem muita experiência em tecnologia.
As marcas e modelos de tablets disponíveis no mercado são muitas. E o interessado deve prestar atenção nos recursos de cada um e verificar sem atendem aos seus desejos de utilização.
O primeiro passo deve ser definir qual o uso que você fará do seu tablet. Eles são bem versáteis, capazes de auxiliar em várias atividades. As pessoas podem usar os tablets para navegar na internet, se comunicar com os amigos, jogar, ler livros, assistir filmes, ouvir música, escrever, editar vídeos e mais. Só que, para algumas dessas tarefas requer um tipo de tablet ideal. Vamos conferir?!
iPad para quem quer os melhores aplicativos
No mundo dos tablets, são os apps que mandam. A variedade de aplicativos vai ser determinante para trazer as funções que você precisa nos aparelhos. Atualmente, os desenvolvedores costumam priorizar a plataforma iOS ao criarem seus apps, então a escolha natural de tablet para esse tipo de necessidade acaba sendo o iPad porque a loja de aplicativos da Apple para Ipad é gigantesca.
Além de tudo isso, o sistema operacional da Apple é o que proporciona maior fluidez e estabilidade ao usuário, além de uma autonomia de bateria superior a concorrência, o que é por demais importante no caso do tablet.
Se você não se importa muito com a possibilidade de customizar cada aspecto do seu aparelho em troca de ter tudo funcionando de maneira confiável e veloz, o iPad é a melhor escolha. E apesar de ser caro compensa ter um porque se for bem cuidado você vai possuir um tablet da melhor qualidade por muitos anos sem sentir a necessidade de comprar outro novo.
Principais vantagens dos tablets Apple iPad:
- estabilidade e design que beiram a perfeição;
- excelente performance em aplicativos e jogos com gráficos de maior qualidade;
- as versões iPad Air são elegantes, finas e leves, mesmo com telas de 10 polegadas;
- tem grande autonomia de bateria com baixo consumo;
- não possuem caneta auxiliar para toque na tela (exceto na versão iPad Pro).
Principais desvantagens dos tablets iPad:
- o custo é alto para o Tablet e também acessórios, assim como todo produto da Apple;
- não há possibilidade de expansão de memória e numa versão de 16Gb pode ser frequente o utilizador precisar desinstalar aplicativos para liberar espaço;
- são poucas possibilidades de personalização e com o tempo o mesmo visual se torna cansativo;
- algumas versões como o Ipad Air 1 esquentam bastante quando estão carregando. Isso torna desconfortável sua utilização durante o carregamento da bateria;
- os aplicativos à venda na “App Store” são cobrados em dólar, e dependendo da cotação atual frente ao Real, podem se tornar muito caros.
Onde comprar iPad com desconto e menor preço?
Como todo dispositivo da Apple, o iPad também tem um preço alto, que é mais pesado para nós brasileiros por causa da desvalorização da nossa moeda. Por isso, geralmente, as pessoas interessantes procuram por cupons de desconto para comprar iPad ou cupons da Apple Store. No entanto, a Apple não divulga cupons de desconto e nem permite que os revendedores oficiais façam preços acima ou abaixo do valor de tabela estipulado pela empresa.
Então, não existem muitas opções e oportunidades para comprar iPad mais barato, além do desconto à vista de 10% oferecido na loja oficial da Apple e nas revendas autorizadas. Mas o bacana de comprar diretamente na Apple Store é que é possível fazer a gravação à laser grátis na parte de trás do tablet, como na imagem a seguir:
Tablets Android para mais variedade pelo menor preço
Ao optar por um tablet que rode sistema operacional Android, a sua escolha ainda não está totalmente feita. Existem diversas marcas e modelos que trabalham com Android porque é um sistema operacional de código aberto e muito popular, como comentado neste outro artigo sobre smartphones, sendo Samsung e Sony as mais lembradas. São elas que se dedicam mais a oferecer uma experiência de qualidade aos usuários, utilizando todos os recursos nativos do sistema operacional do Google e lançando diversos modelos para todos os gostos. Mas também existem bons tablet's das marcas LG, Asus e Lenovo. Confira a seguir os modelos de cada marca:
Principais vantagens de tablets com Android:
- por não precisarem pagar pela licença do sistema Android, geralmente são muito mais baratos que iPad's;
- alguns modelos de determinadas marcas tem o sistema personalizável;
- grande variedade de aplicativos e jogos gratuitos.
Principais desvantagens de tablets Android:
- somente os mais caros possuem grande autonomia de bateria, chegando quase ao valor do iPad;
- poucos fabricantes oferecem acessórios originais como capas, canetas touch, teclados etc;
- tablets com versões mais antigas do Android costumam ser instáveis;
- não servem para uso profissional.
A Samsung possui uma vasta linha de tablets, os chamados Galaxy Tab, com diversos tamanhos e especificações diferentes e por isso atualmente domina o mercado de tablet's com sistema Android. Contando até com “tablet gigante” em seu portfólio, com quase 19 polegadas de tela, a marca possui a venda no Brasil atualmente cerca de 24 modelos que vão de 7 a 12.2 polegadas, pois o exagerado Galaxy View, de 18.4″ ainda não é vendido aqui. Os modelos comercializados no Brasil são vendidos de acordo com a conexão de rede (wifi, 3g, 4g) e tamanho da tela, dentro das linhas Galaxy Tab pro, Galaxy Tab Note, Galaxy Tab S, Galaxy Tab E e Galaxy Tab.
Já a Sony deu nome de Xperia também aos seus tablet's, que combinam poder de processamento e altas reservas de memória para o usuário poder utilizar vários aplicativos ao mesmo tempo. Os modelos à venda no Brasil até agora são apenas 3, entre eles o Xperia Z3 Tablet Compact, o Xperia Z2 Tablet e o Xperia Z. Este último é um interessante tablet de 10 polegadas resistente à água e poeira, com câmera de 8.1 MP e expansão de memória por microSD até 64Gb.
Na LG você encontra a linha G Pad, composta de 4 modelos oficialmente lançados no Brasil, até a data deste post. Com telas de 7″ até 10.1″, todos tem expansão de memória por Micro SD até 32Gb, que se somam a quantidade de memória interna que varia de 8Gb no G Pad de 7 polegadas até 16Gb nos demais. Um recurso interessante dos tablet's LG é que eles possuem integração com as SmarTV da marca, que possibilita controlar praticamente todos os recursos da TV na tela do tablet. Os modelos à venda no Brasil atualmente são G Pad 8.0 V480, G Pad 7.0 V400, G Pad 10.1 V700 e G Pad 8.3 V500.
A Lenovo aposta no seu Yoga Tablet, de 10 polegadas, que conta com um sistema integrado de apoio de mesa e bateria de até 18 horas de duração. Além desse, ainda tem o ThinkPad 8, destinado à empresas, que vou comentar mais para frente.
A Asus inovou trazendo ao mercado um tablet que realiza chamadas de voz como um celular comum. Com apenas 2 modelos disponíveis à venda no Brasil, por enquanto, os Asus Fonepad 7 “FE170CG” e Fonepad 7 “ME372CG” possuem configuração mais modesta, mas com excelente integração com a interface personalizada da empresa para o Android e são uma opção para quem quer usar um smartphone enorme na rua para chamar atenção, pois com uma tela de 7 polegadas colada no rosto ninguém passará despercebido.
E por fim, a paranaense Positivo Informática também possui uma linha de tablets bem interessantes de 7″ a 10″ polegadas. O destaque fica para os modelos Positivo Kids, destinado às crianças, e o Positivo T701 que possui TV digital integrada.
Tablets com Windows para uso profissional nas empresas
Acostumadas com a costumeira seriedade empresarial da Microsoft, a maioria das empresas que precisam disponibilizar tablets aos seus funcionários preferem o sistema operacional Windows. Mas não apenas por este motivo! É que os tablets com Windows 10 possibilitam a utilização de programas instaláveis num notebook ou computador comum, o que pode ser o ponto chave para uma empresa que precisa rodar algum programa próprio com versão “desktop” fora do escritório.
A mais recente versão do Windows, a 10, tem uma variação dedicada exclusivamente aos tablet's e muito elogiada por sua estabilidade e menor consumo dos recursos de hardware, assim como vem acontecendo com notebooks e computadores que migram para o Windows 10.
Porém, até agora poucos fabricantes tem lançado tablets com o Windows 10, devido a sua baixa popularidade entre os usuários comuns. Veja alguns modelos e marcas disponíveis:
Apesar de fabricar alguns tablets para Android, como o elogiado Dell Venue 8, a Dell aposta mais nas versões com o Windows, com maior apelo aos usuários empresariais. Com o modelo Dell Venue 11 Pro da foto acima, por exemplo, é possível utilizar um teclado com touchpad igual ao de um notebook, ao invés daqueles mini teclados bluetooth vendidos no mercado paralelo e que são comuns em outros tablets. Este modelo ainda aceita cartão de memória de até 128Gb via entrada micro SD, possui um acessório “docking station” para conectar um teclado comum, mouses e até monitor! Além disso também pode ser utilizado com caneta para toque na tela.
Já a Lenovo oferece no Brasil, como seu tablet comercial, o Thinkpad 8, com sistema Windows 8 para tablets, mas que é bem otimizado e conta com duas câmeras HD 1080p e tela de 8.3″ polegadas, além de 64Gb de memória e processador de quatro núcleos da Intel. No entanto, com uma rápida pesquisa no Google é possível encontrar formas de atualizar a versão do sistema operacional do Windows 8 para o 10.
A HP também faz parte das empresas que apostam na força do Windows para tablets profissionais. Com o ElitePad 1000, o único vendido atualmente no Brasil, no site da Loja HP, a empresa oferece um dispositivo de excelente desempenho com processador Quad Core, tela de 10 polegadas, mas apenas 4Gb de memória.
E por fim, não poderia é claro faltar o dispositivo da própria Microsoft. Com o Surface, a Microsoft pretende convencer os usuários de notebook que este tablet é tudo o que eles precisam para aposentar seus pesados aparelhos. A grande sacada da Microsoft foi enxergar que os outros tablets “comuns” se apresentam apenas como um meio termo entre o computador tradicional ou notebook, e um smartphone. No entanto, pode ser que as suas necessidades somente sejam satisfeitas por um verdadeiro híbrido entre os dois. E este é o caso do Surface Pro. Esse tablet é único por contar com o sistema operacional Windows 10 e processadores Intel Core, do i3 até o i7, com 4 a 8 Gb de ram e armazenamento até incríveis 512Gb.
Portanto, qualquer atividade que é possível realizar em um PC convencional pode ser feita pelo tablet Surface, contando com toda a conveniência que esse tipo de aparelho proporciona. Apesar de também ser usado em PCs, o Windows 10 é plenamente adaptado para dispositivos touch screen (toque na tela). Porém, ele infelizmente ainda não chegou oficialmente ao Brasil e por enquanto a Microsoft Store brasileira comercializa apenas os chamados “Notebook 2 em 1” que não são bem um tablet.
Como escolher o tablet ideal?
Depois de definir quais serão os principais usos do seu tablet, passe a procurar pelos aplicativos que você usaria. Se você quer um dispositivo para edição de fotos, por exemplo, busque no Google por apps que fazem isso. Em seguida, procure saber se os sistemas iOS, Windows ou Android possuem esses aplicativos e como é a performance deles. Um tablet como o Surface Pro, que executa sistema operacional de computador, deve ser considerado se os softwares que você usa não estão disponíveis para dispositivos móveis comuns. Ele é ideal para quem realmente pretende aposentar o Notebook.
Lembre-se também de levar em conta o poder de processamento dos tablets que você está escolhendo, além da memória disponível e se ela é expansível. Cada vez mais os aplicativos necessitam de mais recursos para serem executados, então não vale a pena adquirir um aparelho muito antigo, que não será capaz de rodar os apps mais atuais. E a maior exigência de performance também traz aplicativos e jogos maiores, ultrapassando a barreira dos gigabytes.
Agora você já sabe como escolher o tablet que você quer. Antes de começar a procurar pelos produtos propriamente ditos, avalie qual será o seu uso e só depois comece a pesquisar pelas marcas.
Por fim, que tal fazer esta compra sem gastar muito? Instale o app do PegaDesconto e solicite um cupom de desconto na compra do seu novo tablet!
Aproveite também para deixar seus comentários contando experiências com os modelos de tablets com os quais teve contato, ou expondo as dúvidas que surgirem.