Você sabia que a corrida é um dos exercícios mais eficientes para quem deseja perder peso de forma rápida. Isso porque essa prática faz com que haja uma aceleração do metabolismo e, assim, as calorias são queimadas mais rapidamente.
Esse aumento no metabolismo que a corrida causa ainda continua após a prática do exercício, ou seja, seu corpo continuará queimando calorias, mesmo após terminar de correr.
Porém, é muito importante para que a corrida seja apenas benéfica em sua vida e não traga problemas de saúde, se atentar a alguns detalhes. Tais como a duração do exercício, por exemplo, que deve ser de 30 a 45 minutos, e de 3 a 4 vezes durante semanas.
Mas, outro detalhe que é preciso se atentar, é o tênis usado na prática da corrida.
Como esta é uma atividade física de alto impacto ao corpo, o uso de um bom tênis para correr pode evitar uma série de complicações a sua saúde, como problemas de coluna e joelho, por exemplo.
Por isso, confira abaixo, 6 dicas que separamos para você não errar na hora da compra do seu tênis de corrida. Vamos a elas!
6 dicas para escolher o melhor tênis para corrida
Como você viu acima, além de duração e frequência certa da prática da corrida, é preciso se atentar ao tênis que você usará para a prática desse exercício.
Caso contrário, você poderá fazer mais mal ao seu corpo do que bem.
Confira abaixo seis dicas fundamentais para comprar o tênis de corrida perfeito:
1. Atente-se para o comprimento do tênis
Você precisa comprar um tênis de corrida do número certo para você, isso é um fato. Mas, como hoje no mercado muitas marcas trabalhar com formas diferentes, fique atento ao comprimento geral do tênis.
Se necessário, meça seu pé com uma fita métrica e leve os números anotados para a loja. Também fique atento ao se seu calcanhar, avaliando se ele está encaixando confortável no tênis e não está apertado.
Em um tênis de tamanho ideal para você, seu pé deve ser capaz de deslizar para fora, mesmo com os cadarços no lugar, mas não apertados fortemente.
Por isso, analise se há um movimento confortável do calcanhar, quando você veste e tira o tênis.
Assim, será possível notar possíveis desconfortos na hora da compra, o que será crucial para você não sofrer durante a sua corrida.
2. Escolha um calçado com largura correta
Além do comprimento, outro fator que deve ser analisado é a largura. Uma vez que seu pé, dentro de um tênis de corrida, deve ser capaz de movimentar facilmente para o lado no antepé, que é a parte da frente do tênis sem ultrapassar o limite da palmilha, com a pisada pronada.
Assim, é preciso ter ao menos 0,6 cm de espaço entre o tecido da parte de cima do tênis e os dedos.
Já que, como você viu acima, seu pé vai inchar durante a corrida. Caso o tênis seja muito estreito, você vai sentir um incômodo com o seu dedinho tocando a beirada da palmilha.
3. O comprimento é outro ponto a ser avaliado
Além de comprar um número correto para o seu tamanho de pé, é claro, você também precisa se atentar ao comprimento do tênis.
Sim, um tênis mais comprido pode fazer toda a diferença durante a sua corrida, já que os pés tendem a inchar e alongar durante uma corrida. Por isso, é bom ter certeza de que haverá um espaço extra quando isso acontecer.
Uma dica, é sempre ir comprar seus tênis de corrida no fim do dia, período em que os pés também estão naturalmente mais inchados por causa do estresse natural do dia a dia.
Assim, além de analisar se você está escolher a numeração correta, confira se o modelo lhe entrega uma folguinha a mais, principalmente na parte da frente.
4. Avalie a flexibilidade do solado
Um tênis duro é sofrido, não é mesmo? Por isso, analise sempre o ponto de flexibilidade do tênis antes de calçá-lo. Para isso, você pode segurar o tênis pelo calcanhar e pressionar a ponta dele com certa força no chão.
Um tênis flexível deve se dobrar e curvar ao longo da mesma linha em que nosso pé se flexiona e um ponto de flexão mal alinhado pode levar à dores no pé ou fascite plantar.
Enquanto a falta total de flexibilidade pode levar à problemas no tendão de Aquiles e dores na panturrilha.
5. Verifique a sensibilidade no peito do pé
Analisar como seu pé reage ao tênis também é outra questão importante, já que é preciso encontrar um tênis que combine e se encaixe de forma quase que perfeita, com o contorno e movimentos do seu pé.
Você não vai conseguir analisar a sensibilidade do peito do pé apenas provando o tênis na loja. Será preciso realizar testes mais profundos, como correr mesmo, por exemplo.
Caso a loja que você vá comprar o seu tênis possua esta opção, não deixe de testar a sensação que o tênis passa ao peito do seu pé.
Uma sensação natural de suporte na planta dos pés tende a funcionar para a maioria das pessoas.
Mas se você começar a sentir cãibras por causa da falta de suporte, provavelmente deverá procurar um tênis que se encaixe perfeitamente com a anatomia do seu pé, que pode ser:
- Pé normal: possui um arco de tamanho normal. Quando toca o solo, deixa impressa uma leve concavidade que liga o calcanhar e a parte dianteira dos pés. Possui apoio uniforme do pé no com o solo.
- Pé supinador: arco bastante acentuado, deixa impresso no solo uma região estreita, que liga o calcanhar à parte da frente do pé. Força a parte externa do pé a suportar o peso do corpo no final das passadas.
- Pé pronador: arco pequeno, deixa impresso no solo toda a planta do pé. Se caracteriza pelo apoio da região medial do pé no contato com o dolo. Apresenta mais flexibilidade, o que gera mais instabilidade ao corredor. Quem tem esse tipo de pé deve evitar calçados com sistema de amortecimento, já que reduzem ainda mais a estabilidade e o controle dos movimentos.
6. Veja opiniões de compradores anteriores
A dica geral para qualquer boa compra é sempre conferir o feedback de compradores anteriores. Seus depoimentos sobre o uso, a experiência após a corrida e afins.
Além disso, você ainda pode procurar blogs especializados no assunto, que fazem resenhas sobre modelos de tênis de corrida.
Porém, a opinião de ex-clientes é sempre a mais sincera e melhor forma de avaliar, para comprar um tênis de corrida sem arrependimentos.
Agora que você sabe como escolher corretamente o tênis para corrida ideal, temos mais uma dica para você: