Existem diferentes tipos de pisadas, por isso, é preciso saber como escolher um tênis apropriado. Caso contrário, o aparecimento de problemas grandes nos joelhos, tornozelos, quadris e colunas é quase inevitável. Você costuma sentir dores nessas partes do corpo? Então é melhor tomar cuidado.
Se você é daquele tipo de pessoa cujo tênis se desgasta mais rápido sempre em uma área específica do pé, há grandes chances de que a falta de uniformidade represente um problema na forma de pisar. Nem todo mundo pisa de maneira igual. Tudo dependerá do tipo de pé, joelhos e flexibilidade natural.
Quer saber qual é o seu tipo de pisada para escolher o tênis ideal? Então continue lendo este artigo, pois separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Quais são os tipos de pisada e as melhores soluções para cada um?
Pisada neutra
Essa pisada é aquela que impulsiona a passada com a parte frontal do pé. O impulso se inicia pela parte externa do calcanhar. A partir daí, o pé rotaciona para dentro de leve, tocando o solo do lado externo do calcanhar. Há uma ligeira rotação para dentro, quando a passada termina no centro da planta do pé.
Quem pisa desse modo e quer descobrir como escolher um tênis, é bom saber que não há grandes restrições.
O problema maior está na ocorrência de dores na sola do pé. Sendo assim, o importante é contar com um amortecimento leve. Não há muito com o que se preocupar.
Os tênis para esse tipo de pé são igualmente neutros, apresentando amortecimento homogêneo. Isso serve até mesmo para os corredores com uma pisada intensa.
Pisada pronada
A pisada pronada é aquela que se inicia com o lado esquerdo do calcanhar e termina próxima ao dedão. Nesse modo de pisar, o pé faz uma rotação excessiva para dentro assim que a parte de fora do calcanhar toca no chão. Algumas vezes, o pé gira um pouco mais para a parte interna e, em seguida, gira acentuadamente para dentro.
Aproximadamente metade da população mundial tem essa pisada, que termina perto das pontas dos dedos. Ela é mais comum em mulheres, pois está relacionada à postura da gestação.
Caso sua pisada seja pronada, os tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são as melhores recomendações. O mercado trabalha com modelos desenvolvidos especialmente para os pronadores.
Conhecidos como motion control, esses calçados auxiliam no controle da estabilidade, amortecendo a pisada na ponta interna da planta do pé e dedos e na lateral externa dos calcanhares.
O ideal é que esses tênis não só cuidem da resistência, mas que trabalhem a leveza do impacto da pisada. Quem puder desembolsar um pouco mais na hora da compra poderá até mesmo encontrar soluções que corrijam a pronação por completo, independentemente do grau.
Pisada supinada
Na pisada supinada, a pessoa utiliza mais a parte externa do pé para tomar impulso (e principalmente a área do dedo mínimo). Esse tipo de movimentação dos pés faz com que o esforço comece pelo calcanhar, mantendo o contato do pé com o solo do lado externo e finalizando na base do dedinho.
Muito comum para pessoas com o pé cavo, a pisada supinada está nos pés de uma fatia reduzida da população. Conhecidos como supinadores, as pessoas que caminham assim apresentam mais rigidez no pé. Por isso, o reforço no amortecimento e o controle de estabilidade são características principais.
Escolha modelos de tênis que amorteçam na parte lateral externa, compensando a área onde o esforço é maior. Quem pisa assim tem mais probabilidade de prejudicar a parte externa rapidamente.
Além disso, o balanço do corpo se intensifica mais com essa pisada, justificando a procura por um tênis mais estável e preparado para reduzir possíveis desgastes e lesões na parte alta do corpo, como os ombros e coluna.
Como descobrir qual é a sua pisada?
Sua curiosidade aumentou e você ainda não tem certeza sobre a maneira que pisa? A melhor forma de descobrir qual é a sua pisada é por meio de uma consulta com um médico ortopedista. Se ele for especializado em tornozelo e pé, melhor ainda.
A avaliação biomecânica em laboratório com câmeras bi ou tridimensionais são ótimos caminhos na hora da examinação, incluindo o uso de marcadores refletivos em posições específicas.
Agora, caso essa consulta seja inviável para você, existe uma maneira caseira e prática que pode ajudar bastante. Basta que você analise o desgaste do próprio solado.
Tente verificar um tênis neutro, aquele que mostra o mesmo suporte em ambos lados da entressola, sem qualquer tecnologia para controle de pronação.
Sabe aquele tênis antigo com o solado bem desgastado? Observe o desgaste nele para chegar a uma conclusão:
- desgaste na parte interna: pisada pronada;
- desgaste na parte externa: pisada supinada;
- desgaste uniforme: pisada neutra.
Agora vamos dizer que você não tem um tênis neutro velho para identificar a sua pisada. Ainda há uma outra forma prática que pode ajudar você em sua busca.
Com a sola do pé molhada, ande normalmente sobre uma folha de papel qualquer, pode ser um jornal ou revista. Feito isso, compare o desenho molhado na folha para identificar o tipo da sua pisada.
Da mesma forma que com o tênis velho, uma pisada neutra mostrará um formato bem uniforme. Se você uma pisada pronada verá que toda à área em que o seu pé tocar ficará molhada, já que seu pé é plano.
Por fim, a pisada supinada mostrará um destaque na parte do calcanhar e da ponta da frente, pois o pé é cavo.
Quais são as consequências da pisada incorreta?
Os pés são a base do alinhamento e da sustentação do corpo. Pisar de maneira errada causa desequilíbrio corporal. Por isso, é importantíssimo escolher um tênis adequado.
O surgimento de vícios posturais é um exemplo de consequência adquirida pela falta do uso correto de calçado. O apoio errado pode abrir a porta não só para calos e bolhas, mas também joanetes e outros tipos de lesões crônicas. Sem contar o aparecimento de dores, principalmente, nas costas.
Quem começa a usar um tênis adequado para o tipo de pisada percebe muita diferença na caminhada ou corrida. Isso porque as propriedades do material e o formato serão desenhados para minimizar seus problemas presentes e consequências futuras.
Agora que você já sabe como escolher um tênis de maneira certa, não perca tempo e garanta seu cupom de desconto em lojas que vendem calçados pelo menor preço, como a Under Armour, Centauro e Netshoes.