Entre os brasileiros, as roupas de inverno ainda geram muitas dúvidas. Por não lidarmos com baixas temperaturas durante todo o ano, tendemos a deixar o guarda-roupa despreparado e, frequentemente, somos pegos no susto quando chega o friozinho.
Além disso, é normal que as pessoas não saibam muito bem como deixar o guarda-roupa de inverno mais funcional, recorrendo à camadas e camadas de peças descombinadas e pouco práticas para o dia a dia.
Se ainda não se preparou para o inverno ou se enxergou em uma das situações acima, não se preocupe: é possível se planejar e passar a estação com conforto, estilo e, principalmente, sem prejudicar o bolso. Basta ficar de olho nas lojas físicas e virtuais!
Com as nossas dicas, você e sua família vão comprar as melhores roupas o para inverno e ainda economizar. Confira!
É possível conciliar um guarda-roupa moderno com uma vida financeira organizada?
Sim! Especialistas indicam que o ideal é que você gaste entre 3 a 8% de seu salário com roupas. Thais Godinho, do Blog Vida Organizada, por exemplo, relata que organizou um orçamento mensal para comprar peças novas. Esse “hack” é muito útil quando você passa por grandes mudanças, como perda de peso ou mudança de cargo.
Reservar uma quantia por mensalmente não significa que você precisa gastá-la integralmente nessa função. Mês a mês, analise o que está precisando mais e o que gostaria de adquirir para aquela estação. Se você poupar o orçamento em um mês, pode adquirir itens mais caros no próximo.
Como economizar e adquirir roupas de inverno estilosas?
A moda é um recurso e tanto para expressar quem você é. Ela nos ajuda a moldar os nossos discursos sobre o que somos e o que desejamos ao mundo. E para fazer um uso inteligente desse meio de comunicação, você não precisa gastar muito. Confira nossas dicas a seguir!
1. Faça uma lista
Bagunça gera gastos extras! Sendo assim, uma das melhores maneiras de conter impulsos diante das lojas e economizar é fazer uma lista com todos os itens que podem manter você quentinho e amparar o seu estilo.
Retire todas as peças do seu armário e avalie bem quais são aquelas que você mais usa. Procure também identificar as cores mais recorrentes e quais tons podem conversar com elas de uma maneira funcional para o seu guarda-roupa. Quem trabalha com profissões criativas pode usar looks mais contrastantes, mas quem trabalha em escritório, precisa ousar um pouco menos.
A partir desse estudo, veja quais peças de inverno poderiam dialogar com o que você já tem. Se você gosta de usar saias, por exemplo, pode comprar meias-calças para se manter aquecida! Um blazer em lã deixa o visual elegante e também protege das baixas temperaturas.
2. Compare os preços de várias lojas
Com as facilidades trazidas pelo e-commerce, é fácil consultar os preços em diversas lojas sem sair de casa ou gastar tempo indo para os lugares errados. Além de pesquisar os modelos que realmente têm a sua cara, a possibilidade de acessar várias lojas virtuais dará uma noção de quanto realmente é necessário gastar na peça que você deseja.
Uma dica é salvar os seus produtos favoritos — copiar e colar o link no bloco de notas do celular já vale — e adquirir os itens em um momento mais oportuno. Isso permite que você avalie a impressão deixada pelas peças, se informe melhor sobre tendências e estude como elas se encaixam em seu guarda-roupa.
3. Compre roupas para o inverno no verão
E vice-versa! Comprar fora da estação diminui drasticamente seus gastos tanto no inverno quanto no verão, já que a alta demanda costuma valorizar as peças. Ou seja, fique sempre de olho nas roupas que cativam sua atenção, por mais que não vá usá-las agora.
Se surgir uma promoção que parece fora de hora, considere aproveitá-la. Se você colocar em prática a nossa primeira dica, estará ciente do que realmente gosta e garantirá um lugar para aquela peça no futuro!
4. Atenha-se à qualidade das camadas
Um dos grandes erros cometidos por brasileiros na hora de se vestir para o inverno é sobrepor camadas desorganizadas de roupas. Sabe aquele visual estranho de quem colocou moletom sobre moletom? Isso deforma a silhueta, deixa o visual desleixado e reduz a mobilidade, o que é impensável para quem enfrenta uma rotina agitada, seja no transporte público ou na correria dos escritórios.
O segredo para se vestir bem no inverno e economizar é organizar as camadas e entender a função de cada uma em seu visual.
Por isso, na camada de base, procure utilizar roupas térmicas confortáveis e que facilitem a respiração de sua pele. O algodão não é um material indicado para esse tipo de peça, pois absorve o suor e deixa seu corpo mais frio.
Na camada intermediária, utilize peças quentinhas. Aqui, o algodão já colabora com a funcionalidade do conjunto. Calças jeans, blusas de lã e moletons bem modelados também ajudam.
A camada externa é a responsável por proteger das adversidades do clima. Cachecol, capas de chuva e luvas são alguns dos componentes.
Para enfrentar temperaturas extremamente baixas, vale verificar se o casaco é aquecido e à prova de vento e de água. Um modelo longo, que cubra parcialmente as pernas e que acompanhe um capuz será bastante funcional nessas situações.
Conhecendo os componentes essenciais para cada camada, você adquire menos roupas, extraindo o melhor delas. Seus investimentos ficam mais inteligentes!
5. Utilize cupons de desconto na internet
Sites como o PegaDesconto foram feitos para melhorar as suas compras! Os cupons podem te dar descontos nos produtos, promoções ou reduções no frete, tudo com apenas um clique. Consultá-los faz com que sua compra fique mais barata sem nenhum esforço!
Veja algumas opções de lojas de moda que recomendamos, e estão com códigos promocionais disponíveis frequentemente para ajudar você a economizar ainda mais:
- Zattini;
- Youcom;
- TACO;
- C&A;
- Malwee;
- Bonprix;
- Posthaus;
- OQVestir;
- Marisa;
- OFF Premium (outlet);
- Lojas Renner;
E ainda tem muitas outras disponíveis! Se você utilizar a busca do site Pegadesconto ou navegar pela categoria de lojas virtuais que vendem roupas com desconto, terá uma amostra de nossas ofertas.
Há também a vantagem de instalar o aplicativo no seu celular e consultar as oportunidades disponíveis sempre que desejar. Consulte nosso sistema de pontuação e os programas de fidelidade para obter mais benefícios!
6. Compre peças básicas
Uma das maneiras de não errar nas compras e garantir que terá arsenal para enfrentar muitos invernos é adquirir peças básicas. Com cores mais neutras e modelagens que podem ser combinadas com diversas situações, elas atuam como verdadeiros coringas. Assim, você não terá de comprar um monte de roupas para ficar com o visual em dia!
7. Cuidado com as tendências
Antes de comprar uma peça porque todos os digital influencers estão postando uma semelhante em seu feed, reflita: essa tendência realmente conversa com o seu estilo e com a sua rotina? Se não, é melhor repensar a aquisição.
8. Preencha formulários
Diversas marcas fazem questionários para entender melhor o público, a experiência de compra e obter insights para aprimoramentos. Muitas delas oferecem cupons de desconto como recompensas para quem preenche as pesquisas. Gastando apenas alguns minutos e colaborando com as marcas que segue, você consegue economizar bastante nas próximas aquisições!
9. Consulte antes de finalizar a compra
Por mais que você tenha visto uma oferta que pareça imperdível em alguma loja online, nunca feche imediatamente a sua compra!
Antes de qualquer coisa, consulte rapidamente outras lojas, preços e cupons: o tempo que você vai gastar é mínimo e, com certeza, será recompensado. Imagine ver, logo depois de fechar o seu carrinho, essa mesma peça ainda mais barata?
10. Compre mais itens de uma vez só
Em vez de comprar só um lencinho, pense em tudo o que precisa e procure adquirir mais produtos de uma vez ou para mais pessoas. Além de aproveitar um mesmo frete em uma loja online, isso faz com que você tenha ainda mais possibilidades de promoções e descontos.
Você já deve ter visto, por exemplo, ofertas válidas apenas para compras acima de R$100, não é mesmo? Por isso, programe-se para levar tudo o que a família precisa e aproveitar essas oportunidades!
11. Em caso de viagem, compre roupas no local de destino
Se você pretende viajar para um país frio e com neve, opte por não comprar as peças no Brasil. Além dos altos preços, é frequente que os produtos ofertados aqui não atendam aos requisitos necessários para mantê-lo aquecido.
Com a viagem confirmada, você pode comprar online e pedir para que sua encomenda seja entregue em seu destino.
12. Entenda o calendário de promoções
As lojas já têm um calendário para se preparar para as variações no fluxo de clientes ao longo do ano, bem como trazer ofertas atraentes, que conversem com as tendências de comportamento e o que está acontecendo no mundo. Para aproveitar as liquidações de maneira consciente, vale saber um pouco mais sobre esse calendário.
Janeiro traz promoções em todos os setores, incluindo moda. Vale redobrar a atenção na hora de avaliar a qualidade das peças, já que muitas delas passaram pelo processo de troca.
Em fevereiro, os itens em promoção são os voltados para o verão, como biquínis, maiôs, óculos de sol, entre outros.
Em março, as lojas começam a se preparar para receber as coleções de outono/inverno. Por isso, há muitos queimões de estoque.
Para comprar roupas masculinas, maio é um ótimo mês, pois nos meses anteriores, as lojas estão focadas em itens femininos para o dia das mães.
Setembro é um mês excelente para aproveitar promoções em lojas de roupas, pois demarca a chegada das coleções de primavera/verão. Para liberar espaço, as lojas oferecem ótimos descontos.
Graças ao Black Friday, novembro também se tornou propício para novas compras, mas vale ter cuidado para não cair em armadilhas. Fique atento aos certificados de segurança dos sites e acompanhe os preços de suas lojas favoritas para não pagar “a metade do dobro”.
Para economizar com as roupas de inverno, o ideal é que você organize o seu armário e entenda bem o seu estilo. Mais consciente, fica mais fácil aproveitar as promoções com itens funcionais para a sua rotina!
Seguindo nossas dicas, você vai adquirir produtos mais usáveis e com preço reduzido. Toda a família vai ficar satisfeita! Mas não deixe de colocá-las em prática o quanto antes, certo? Se você gostou de nossas sugestões, curta a nossa página no Facebook e receba nossas novidades em sua timeline!
Gostou do nosso post? Tem mais alguma sugestão para fazer compras melhores de roupas? Deixe sua opinião aqui nos comentários…