A relação entre custo e benefício é uma das principais vantagens que posiciona o e-mail marketing no podium dos canais de comunicação. No universo digital, ele já tem um bom tempo de estrada.
Os primeiros e-mails começaram a ser enviados há cerca de 50 anos, mas as atualizações no mercado são constantes.
E aí vem a pergunta: vale a pena investir em e-mail marketing quando há muitos outros canais mais atuais para explorar? A resposta é sim! E é isso que vamos explicar nesse artigo.
1. Vantagens do e-mail marketing
Ao criar uma campanha de e-mail marketing, você pode ter custos associados à contratação de um designer ou de um copywriter para desenvolver um e-mail atrativo. Contudo, se você for criativo e habilidoso, vai conseguir desenvolver campanhas com ótimos resultados sem gastar nem 1 centavo. Há plataformas disponíveis no mercado que permitem fazer envios ilimitados de e-mail marketing, dependendo da quantidade de contatos que você quer comunicar.
1.1. ROI
Conhecido como ROI, o “Return Over Investment” é a taxa de retorno que uma empresa recebe em relação ao lucro que ela obteve com um cliente. Muitos gestores trabalham com essa métrica na rotina de negócios. Para se ter uma ideia, dados da Data & Marketing Association revelam que o e-mail marketing tem um ROI de aproximadamente 3.800%. Isso quer dizer que a cada R$ 1 investido, você ganha R$ 38.
1.2. Alcance
Diferente das redes sociais, por exemplo, o e-mail marketing não tem um alcance limitado.
Se você mantiver boas práticas de envio, todos os contatos que fazem parte da sua lista receberão as suas comunicações, sem diferenciação. É um canal com ótimos resultados, para qualquer área de negócio.
Entretanto, é errado pensar que quanto maior for a lista e a quantidade de e-mails enviados, maior será o retorno. A recomendação é segmentar bem a lista, em grupos que tenham características em comum. Assim você consegue personalizar a comunicação, aumentando as chances de abertura e interação.
1.3. Interação
À primeira vista, parece que interação é um conceito ligado apenas às redes sociais, não é mesmo? É natural pensar assim, afinal, todos sabemos o quão eficaz elas podem ser no reconhecimento da marca e na possibilidade constante de diálogo. Mas o que você não sabe é que o e-mail permite reter a atenção e, com isso, construir um relacionamento de confiança e interesse por parte dos seus contatos.
Cada novo e-mail é uma nova oportunidade de falar diretamente com o usuário e obter alguns minutos – ou até mesmo segundos – da sua preciosa atenção.
2. Objetivos da campanha de e-mail
Agora que você já viu algumas das vantagens de usar o e-mail, vamos explorar as possibilidades desse canal para se comunicar com a sua audiência. Definir um objetivo para o seu e-mail marketing é uma parte muito importante da estratégia, que muitas vezes é deixada de lado. Qual é o problema que quer resolver? Existe uma oportunidade de negócio que quer explorar? Qual é o seu objetivo?
Alguns exemplos são:
- Aumentar as visitas ao seu blog ou site, com links para direcionar a audiência;
- Aumentar as suas vendas, anunciando um produto/serviço com links para efetuar a compra;
- Recuperar cliente inativos, com alguma promoção especial;
- Obter feedback, através de uma pesquisa de satisfação;
- Aumentar a sua base de dados;
- Se relacionar com o seu público;
- E muitos outros.
Além de ter bem claro qual é o objetivo da sua campanha, estabeleça metas e tenha números em mente para acompanhar o resultado.
3. Como implementar na minha estratégia?
Definiu o seu objetivo? Vamos passar para o próximo passo, com dicas práticas de como inserir o e-mail na sua estratégia de marketing. É importante ter um calendário de marketing definido, para planejar as comunicações que serão enviadas.
3.1. Remetente
Uma das primeiras coisas que você vê quando recebe um e-mail é o remetente da mensagem. É o nome da empresa ou da pessoa que está enviando o e-mail para você. Uma das coisas que aprendemos com os vários testes que realizamos é que a personalização da comunicação tende a gerar mais resultados. Afinal, pessoas querem falar com pessoas.
Por exemplo, se você usar o email omeunome@aminhaempresa.com é possível que obtenha resultados melhores do que se você usar geral@aminhaempresa.com.
3.2. Assuntos e caixa de spam
É aqui que você vai chamar a atenção do leitor. Provavelmente, é quando ele vai decidir se vai abrir o seu e-mail (ou não). Por isso, invista em assuntos apelativos e curtos, para facilitar a absorção da informação por parte do leitor.
Personalizar os e-mails com o nome da pessoa é outra estratégia que chama a atenção do leitor, aumentando as chances de abertura. Ter um elemento diferenciador é o que vai destacar o seu e-mail entre centenas de outras comunicações.
No entanto, você deve evitar a inserção de assuntos com palavras em CAIXA ALTA, muitos emoticons e palavras tradicionalmente exploradas por criadores de spam, como por exemplo: “grátis”, “só hoje”, “promoção”, “incrível”, “tempo limitado” entre outras. Apesar dessas palavras serem de uso legítimo, infelizmente os provedores de e-mail preferem classificar essas mensagens com o mais baixo nível de importância e até como spam.
O maior importante é utilizar sempre as melhores ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado, como o e-goi que é capaz de analisar o conteúdo da sua campanha antes de você enviá-la a lista de contatos e sinalizar caso alguma palavra tenha chance de prejudicar sua reputação com a base de contatos.
Siga essas dicas para não saturar sua base de clientes e sua taxa de abertura sempre será alta, para enviar suas campanhas de email sempre para a caixa de entrada com altas taxas de conversão.
3.3. Imagens
Encher o seu e-mail de imagens bem trabalhadas, do ponto de vista gráfico, não significa que você vai atingir bons resultados. As imagens ajudam, visualmente falando? Sim, mas é preciso tomar alguns cuidados. Ilustrações muito grandes são bloqueadas pelo ISPs. Também é importante ter um equilíbrio entre imagens e texto. Caso contrário, os ISPs interpretarão como tentativa de esconder a mensagem e irão enviar os seus e-mails diretamente para o spam.
3.4. Botões CTA
O call to action (CTA) ou chamada à atenção é o elemento que vai fazer o leitor seguir (ou não) até o objetivo que você definiu.
Dica valiosa: a taxa de clique costuma ser maior quando o botão é colocado nos primeiros 300px de altura do e-mail. O motivo é principalmente pelo fato das pessoas estarem abrindo cada vez mais pelo celular, que tem resoluções menores. Por isso, ao se adaptar para uma tela menor, pode ser que o seu botão não apareça logo no começo e o leitor não conclua o objetivo daquele e-mail.
3.5. Automação de marketing
Depois de todas essas informações, você pode estar pensando que implementar uma estratégia de e-mail marketing é muito trabalhoso. Contudo, você não precisa investir tempo e recursos em cada e-mail enviado. É possível criar fluxos de automação de marketing, definir os e-mail que serão enviados dependendo dos comportamentos do seu consumidor e pronto! Você cria as comunicações uma vez e automatiza todo o processo.
Conclusão sobre o uso de ferramentas de automação
Se você tinha dúvidas sobre a eficiência do marketing digital com email promocional, mostramos aqui algumas informações que provam o contrário. Se ainda assim tem dúvidas, coloque em prática as nossas dicas e insira esse canal nas suas estratégia de marketing seja para comércio eletrônico, mídia social ou automação de email. Plante as comunicações do jeito certo e se prepare para colher resultados incríveis.