Quando optamos por compras online estamos procurando por facilidade e conforto, mas é preciso cuidado para que tudo isso não se torne um problema.
Para ajudar os usuários a comprarem com segurança, há vários recursos que dificultam a ação de fraudes e que, aliados a alguns cuidados, tornam o ambiente online o local ideal para adquirir produtos.
Já que sabemos que várias pessoas optam pelas compras online, relacionamos abaixo os principais cuidados que é preciso adotar para você comprar com segurança. Confira!
Certifique-se sobre a loja virtual
Os bons fornecedores se preocupam em garantir segurança para as compras online, pois sabem que isso é importante para os negócios.
Uma primeira providência costuma ser divulgar os dados de contato da empresa, razão social, CNPJ, endereço, telefone e e-mail, sempre no rodapé do site conforme o exemplo da imagem a seguir. Isso, inclusive é uma OBRIGAÇÃO desde 2013, incluída no Código de Defesa do Consumidor (CDC) através do decreto federal nº 7.962/13.
Informações como prazo de entrega, características detalhadas sobre o produto, as condições de envio, as políticas da empresa e todo outro cuidado que transmita preocupação em se certificar de que tudo ocorra bem, também são pistas importantes.
Essas não são garantias totais de segurança, mas o contrário é um sério indicio de que pode existir um problema. Por isso, desconfie se as informações não estiverem disponíveis ou forem limitadas — só informando um número de celular, por exemplo.
Confira a reputação da empresa
Outra preocupação das lojas online é publicar a opinião de clientes. Avaliações positivas são uma forma de transmitir confiabilidade.
Mas evite considerar apenas depoimentos publicados pela própria empresa, que você não sabe se são verdadeiros e que talvez não possa verificar de alguma forma se os depoentes realmente existem.
Consulte conhecidos, publicações nas redes sociais sobre o fornecedor, sites especializados como o Reclame Aqui e entidades como o Procon.
Escolha uma forma de pagamento segura
Em lojas que você não conhece, a forma de pagamento é sua segurança!
Se loja virtual oferece apenas boleto e transferência bancária, e você não encontrou nenhuma informação sobre a reputação deles na internet, melhor evitar essa compra!
Lojas online de pequeno e médio porte, que são sérias, sabem que precisam oferecer aos seus clientes uma forma de pagamento que eles confiem.
Atualmente, existem dezenas de sistemas de pagamento seguro, cujo mais conhecidos são Paypal, EBanx, PagSeguro, Bcash ou PayU e o Mercado Pago.
Esses sistemas permitem ao cliente de uma loja pequena pagar com boleto, cartão e transferência, porém todos os dados confidenciais da pessoa ficam seguros e a loja não tem acesso aos mais sensíveis como número do cartão e código de segurança, por exemplo. E o melhor de tudo é que você só libera o pagamento efetivamente quando recebe seu pedido em casa!
Desconfie de milagres
Desconfie de preços muito abaixo do mercado ou condições extremamente vantajosas, já que esse tipo de oferta costuma ser um chamariz para golpes — online ou não.
Você pode contar com empresas confiáveis que oferecem cupons de desconto se estiver atrás de uma promoção. Mesmo neste caso, elas dificilmente irão oferecer o último lançamento do iPhone por R$ 200,00.
Prefira o seu computador para compras online
Redes de wi-fi abertas ou públicas e computadores de lan house são mais sujeitos a vírus maliciosos, que podem “roubar” seus dados e causar sérios problemas.
Prefira seu computador pessoal e garanta a segurança da rede com trocas de senha e o auxílio de um técnico de confiança.
Confira os itens de segurança eletrônica
Os sites seguros apresentam certificados de segurança que você pode verificar facilmente, basta procurar um cadeado no navegador e clicar nele. Além disso, não compre se o endereço do site não começar por “https”.
Você também deve procurar se proteger com antivírus e o firewall, que deve estar ativado no seu sistema operacional. Além disso, troque frequentemente suas senhas e evite informações óbvias, como data de nascimento.
Lembre-se que as compras online obedecem a regras diferentes das compras convencionais.
Por exemplo, você pode desistir da compra em até sete dias a partir do recebimento do bem. Neste caso, você deve solicitar o cancelamento e não precisa nem gastar para enviar o produto de volta ou justificar o motivo do arrependimento, mas também não custa nada informar. Afinal, não é porque existem maus fornecedores que vamos dificultar o trabalho de um bom, não é mesmo?
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