Filtrar por tipo
Cupons e Lojas
Posts do Blog

Anteriormente, aqui no blog, publicamos um outro artigo com dicas de como comprar na internet com mais segurança. Agora você vai ler algumas dicas de como navegar de forma mais segura na web, sabendo como se prevenir contra as pragas da internet e evitar baixar e instalar programas que trazem spam e vírus ao seu computador.

navegar na internet com seguranca

Navegar na internet nos dias de hoje está cada vez mais comum, e o número de usuários só tende a crescer. Porém, muitas pessoas ainda não têm muito conhecimento, e muitas vezes também não têm tempo para se aprofundar sobre como navegar de forma segura, e acabam se tornando muito vulneráveis às ações de pessoas mal intencionadas.

O termo PRAGAS DA INTERNET pode se referir à diversas coisas, mas neste artigo estarei me referindo às propagandas e anúncios, muitas vezes falsas, que enchem a tela do navegador, ou que obrigam esperar antes de assistir um vídeo e aos programas que são baixados e instalados nos computadores “sem o conhecimento do usuário”. E aos vírus que são repassados por e-mail. Cada um dos assuntos citados serão aprofundados a seguir, e serão dadas dicas de como de precaver desses problemas.

Anúncios e Propagandas

Todo mundo que tem costume de navegar na internet “sem medo de ser feliz” já deve ter percebido que muitas vezes se torna muito difícil de navegar em certas páginas, devido à grande quantidade de anúncios e propagandas que ficam poluindo diversos sites. Isso, além de tornar a navegação mais lenta, ser visualmente muito desagradável, e muitas vezes se tratarem de propagandas falsas que visam a infecção da máquina dos usuários ou aplicação de golpes, também dificulta que os usuários encontrem o que realmente estão procurando no site.

Mas existe uma forma de ter um navegação mais limpa e rápida, e ficar praticamente 100% livre desses anúncios que poluem os sites e dos vídeos chatos que nos obrigam a assisti-los. Eu recomendo a instalação nos navegadores de uma extensão muito eficiente, chamada “Adblock”. O download é gratuito e pode ser feito através do próprio gerenciador de complementos de navegadores de internet como o Mozilla Firefox, Google Chrome, e outros. Após as instalação, reinicie seu navegador e tente acessar alguns sites que antes tinham muitas propagandas, ou assistir algum vídeo, e notarão a diferença. Sem anúncios, sem vídeo de espera obrigatório.

Programas instalados “sem o conhecimento do usuário”

Muitas vezes os usuários se deparam com diversos programas em seus computadores que não se recordam de terem os instalado. Esses programas muitas vezes acabam sendo inúteis, servindo apenas para encher os computadores, aumentar os processos, o uso da memória etc, deixando o computador mais lento, em alguns caso acabam instalando extensões próprias no navegador, tornando a navegação também mais lenta, e poluindo não só as páginas de internet, mas o próprio browser. Eles, na maiorias das vezes, são instalados de modo secundário (por meio da instalação de outro programa) numa ação conhecida como “silent install” ou instalação silenciosa. Isso acontece devido a desatenção dos usuários no momento da instalação de softwares.

Deve-se ter bastante cuidado, pois desse modo também podem ser instalados softwares maliciosos que podem coletar informações pessoais e causar danos no sistema operacional do seu computador. Eu geralmente digo que isso ocorre por falta de leitura, isso mesmo, falta de leitura. Podem até existir programas que são instalados sem o consentimento dos usuários, porém a grande maioria são instalados apenas com a confirmação da permissão.

Para prevenir que isso ocorra, o primeiro passo é sempre baixar os softwares através do próprio site do fabricante, evite distribuidores secundários. Mas caso seja a única opção, a dica é fugir os dos botões grandes, coloridos e chamativos, geralmente escritos “Download Grátis”, “Download Rápido” etc, pois isso na maioria das vezes faz o download não do programa em si, mas sim de um “gerenciador” ou “instalador” do site, e quase sempre deve trazer um algo a mais junto. Procure pela opção, que geralmente é bem pequena, pálida e fica escondida, escrito “Baixar sem instalador” ou “Baixar sem Gerenciador”, pois é através dessa opção que é feito o download apenas do instalador do programa desejado. o Segundo passo trata-se da instalação do software baixado, na maioria dos casos, os usuários nem sequer leem o que está escrito, geralmente optam pela instalação “Next, next, next, next” ou em português “Próximo, próximo, próximo, próximo”. Por isso nem percebem quando é solicitado a instalação de algum outro software e acabam aceitando.

Então, a dica é ler antes de concordar. Não estou dizendo para ler os termos de cada programa, com textos gigantes, mas sim dos passos da instalação, e caso tenha alguma caixa marca, onde se concorda com a instalação de outro programa que não deseja, simplesmente desmarque e continue. É simples, porém traz grande benefícios e evita muito dor de cabeça. Portanto, não se esqueça de ler antes de concordar com algo.

Vírus e spam no seu e-mail

Na correria de suas vidas as pessoas acabam se tornando muito desatentas e vulneráveis a diversas ameaças na internet. Uma dessas ameaças são os vírus repassados por e-mail. Os usuários muitas vezes acabam clicando e abrindo emails falsos e dessa forma contraindo vírus para suas máquinas, perdendo informações pessoais e confidenciais.

A dica é bem simples: ter cuidado ao abrir algum e-mail de procedência duvidosa, ou enviada para a caixa de spam. Clique apenas se tiver certeza de que é seguro, mas cuidado, pois muitos se disfarçam como emails de ofertas de produtos com preços bem atraentes. Também é recomendado que seja feito o uso de um anti-spam, como um forma a mais de se proteger.

Também é muito importante possui um programa anti-vírus instalado no seu computador, principalmente se você estiver utilizando o sistema operacional Windows. Isso porque o sistema operacional Windows é um pouco mais vulnerável a ameaças como vírus, trojans, spywares, adwares etc. Não porque o sistema seja inseguro, mas porque a quantidade de usuários domésticos utilizando o Windows é gigantesca, sendo o sistema operacional mais utilizado no mundo há muito tempo. E por este motivo, programadores mal intencionados concentram seus esforços no desenvolvimento dessas “pragas” para o Windows, justamente por ter a oportunidade de atingir a um público muito maior. Bons programas anti-vírus com diversos recursos adicionais você pode encontrar na página de recomendação da próprio Microsoft, que é a fabricante do Windows, veja quais são nesta página.

Estas dicas são consideradas “básicas” e podem não acrescentar ganho de conhecimento para os mais experientes. Mas se você tiver mais sugestões compartilhe conosco nos comentários a seguir.

5 1 voto
Avalie o post
Assinar
Notificação
68 Comentários
mais votados
novos antigos
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
68
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x