Você já ouviu falar do Brainly? O site, que se traduz como uma comunidade de compartilhamento de conhecimento, tem se mostrado uma verdadeira mão na roda para quem precisa daquela ajudinha para resolver exercícios e para entender melhor as matérias acadêmicas.
Online, essa plataforma tem ajudado milhares de usuários a estudar em casa de maneira simples e rápida. Quer saber como enriquecer a sua base de conhecimento no conforto do seu lar? Então saiba mais sobre o Brainly no artigo a seguir.
Mas afinal, o que é Brainly?
Uma plataforma colaborativa de estudos. É exatamente assim que o Brainly se define. Ou seja, é um local onde diversos estudantes podem se reunir para fazer perguntas e respostas de todas as matérias, estudando juntos e tirando suas dúvidas.
Quando o usuário realiza uma pergunta na plataforma, ela pode ser respondida por qualquer pessoa, ou seja, não precisa ser necessariamente um professor. Desse modo, o aprendizado pode vir de qualquer lugar, o que é bem bacana para conteúdos mais difíceis e que realmente precisam de um auxílio.
Nesse sentido, você também tem a possibilidade de responder às perguntas feitas, desde que tenha conhecimento sobre elas. Embora a plataforma seja um local criado para que os usuários compartilhem seus aprendizados, mais de 2000 moderadores estão atentos às perguntas e respostas.
Vale ainda destacar que o site funciona como uma rede social. Então, para começar a utilizá-lo é necessário criar uma conta, onde você terá um perfil de usuário e cadastrará suas preferências, como matéria escolar preferida. Dentro da rede também é possível conhecer outros usuários e enviar mensagens privadas, de forma bem parecida com o LinkedIn.
É de graça?
A princípio, o Brainly possui duas contas diferentes, a Básica e a Plus. Enquanto a primeira é totalmente gratuita e te permite acessar a maior parte dos conteúdos e recursos da plataforma, a segunda é paga e dá acesso às respostas verificadas. Aliás, dentro do plano Plus existem duas formas de cobrança diferentes, a saber:
- Assinatura semestral: 18 dólares, faturado a cada 6 meses;
- Inscrição anual: 24 dólares, cobrado uma vez por ano.
Quanto às formas de pagamento, a plataforma aceita Stripe, Zuora ou PayPal. E você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento, ou seja, não existe fidelidade.
Veja também: como estudar pela plataforma de conteúdo médico Jaleko a distância e com desconto
Vantagens de estudar em casa utilizando o Brainly
Como você pode perceber, o Brainly é um site que pode oferecer muito conhecimento para seus usuários. Afinal, justamente por ter um foco único na solução de questões e no aprendizado, ele é uma plataforma ótima para quem precisa se adaptar à nova rotina de estudos em casa.
No entanto, as vantagens de utilizar o Brainly para estudar em casa não param por aí. A plataforma proporciona muitos outros pontos positivos, que podem ser percebidos por todos que fazem uso dela diariamente. Confira alguns abaixo:
- Respostas rápidas para os seus questionamentos;
- Diferentes pontos de vista para uma mesma resposta;
- Respostas com linguagem descomplicada, já que não são fornecidas por usuários;
- Interação entre alunos de diversas escolas e níveis diferentes;
- Possibilidade de aprender sobre assuntos diversos;
- Pode ser acessada através de celulares Android ou iOS.
Como realizar o cadastro para estudar em casa utilizando o Brainly?
Como citamos anteriormente, Brainly é uma plataforma colaborativa que funciona também como uma rede social. Então, caso você não faça seu cadastro, só poderá navegar pelas perguntas e respostas já realizadas. Contudo, não terá a possibilidade de cadastrar questões e responder as perguntas de outros usuários.
Sendo assim, para estudar em casa utilizando o Brainly a melhor opção é, de fato, ter um perfil no site. Portanto, acompanhe abaixo um passo a passo de como realizar o seu cadastro!
- Em primeiro lugar, acesse o site oficial do Brainly;
- Na primeira tela, clique na opção “entre de graça”, no canto superior;
- Logo depois, escolha como criará a sua conta, se com o Facebook, Apple ID ou com e-mail e senha;
- Na sequência, basta preencher o seu perfil de usuário e a conta estará criada.
A partir disso, você já pode começar a publicar suas perguntas e responder questões, estudando em casa e aprendendo muito!
E por falar em estudar em casa, conheça os melhores sites para comprar livros didáticos e escolares com desconto.
Dicas para estudar em casa utilizando o Brainly
Agora que você já sabe como estudar em casa utilizando o Brainly, é preciso saber como aproveitar ao máximo todas as vantagens da plataforma. Até mesmo porque, com tanto conteúdo disponível dentro do site, organizar os seus estudos pode ser uma tarefa bem difícil.
Então, para te ajudar nesse planejamento, abaixo separamos algumas dicas práticas e rápidas. Certamente elas farão toda a diferença na sua performance de estudos. Acompanhe!
Aprenda a formular as suas próprias perguntas
No Brainly é muito comum encontramos questões copiadas de exercícios prontos. Ou seja, o aluno recebe a tarefa de seu professor e a cola ali na plataforma, esperando uma resposta pronta dos outros usuários.
O fato é que quando a solução para a questão em si chega, o usuário apenas copia a resposta para a lição, sem realmente ter entendido o tema.
Sendo assim, para estudar em casa utilizando o Brainly a melhor forma é aprender a reformular suas perguntas. Em outras palavras, recebê-las e reescrevê-las de maneira mais simples e objetiva, para que além de obter a resposta, também entenda o conteúdo por trás dela.
Foque no conteúdo e não nas perguntas
Como citamos anteriormente, o Brainly é um local específico para perguntas e respostas. No entanto, se os seus estudos focarem apenas nas questões, dificilmente conseguirá aprender a matéria como um todo.
Sendo assim, a grande dica aqui é tentar aprender todo o conteúdo, fazendo perguntas amplas. De posse das respostas, basta aplicar seus conhecimentos nos questionamentos menores, tornando o aprendizado muito mais simples, porém aprofundado.
Não tenha medo de explorar a plataforma
Por fim, vale lembrar que o Brainly é uma plataforma que reúne em um único local conteúdos variados, de artes à matemática. Portanto, não tenha medo de explorar bastante a plataforma e de navegar por ela.
Clique em diferentes questões, conheça usuários e converse com eles, tire dúvidas e responda aos comentários. Com o Brainly as possibilidades de aprendizado são infinitas e podem realmente transformar a sua trajetória de estudos em casa.
E você, já conhecia o Brainly? Possui conta nessa rede social, já fez perguntas ou respondeu questões pela plataforma? Então conta para a gente nos comentários como foi a sua experiência!