O YouTube tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas. E um dos nichos mais bem explorados dentro da plataforma é a de tecnologia. Por isso, fizemos uma lista com os 11 melhores canais de tecnologia do YouTube para você acompanhar.
Uma pesquisa realizada em 2018 estimou que, de 2014 até 2018, o consumo de vídeos pelo YouTube aumentou 135%, enquanto o consumo de TV aumentou 13%. Entre os diferentes motivos que parecem contribuir para tal discrepância, destacam-se os seguintes:
- Conteúdo original: 80% dos usuários do YouTube diz encontrar na plataforma conteúdo que a TV não oferece
- Custo-benefício: 74% dos consumidores encontram na plataforma uma opção gratuita de conteúdos mais atrativos, tendo em vista não terem intenção de contratar canais de TV fechada
- Autonomia: ao contrário do que muitas vezes ocorre na TV, o consumidor do YouTube tem total autonomia sobre o conteúdo que assiste, tendo em vista que já pesquisa por conteúdos de seu interesse e escolhe o mais atrativo entre estes.
Unindo uma plataforma completa como YouTube, com ótimos canais de tecnologia, é hora de aprofundar seus conhecimentos na área!
Os 11 melhores canais de tecnologia do YouTube
Há que se considerar o fato de não haver muito espaço para certos nichos na TV aberta, como ciência e tecnologia, por exemplo.
Estes, que na TV são oferecidos apenas de forma simplista, no YouTube encontram-se altamente disseminados. Por isso, preparamos uma lista com os 11 melhores canais de tecnologia do YouTube para você acompanhar. Vamos lá!
1. Canaltech
O Canaltech consiste em um canal amplo de tecnologia, que visa apresentar e sintetizar as principais novidades no universo tecnológico.
Igualmente, busca apresentar informações completas, visando orientar o consumidor acerca dos produtos que melhor se adequam à suas expectativas e necessidades. Um exemplo recente é o vídeo que apresenta uma revisão do Smartphone Samsung Galaxy S10+.
2. The Hardware Show
Apresentado por Fábio Jordão, o canal The Hardware Show apresenta e analisa (review) em tom bem humorado, os principais lançamentos em hardware como memórias, placas de vídeo, processadores entre outros.
Além das análises, o canal traz também alguns episódios especiais com tutoriais e explicações sobre componentes de hardware e novas tecnologias, do básico ao avançado.
3. Canal Peixe Babel
O Canal Peixe Babel busca apresentar informações valiosas acerca do universo tecnológico. Ao invés de direcionar seus conteúdos unicamente para produtos tecnológicos, o Peixe Babel também produz conteúdos sobre ciências tecnológicas.
Isto é, sobre os mecanismos implicados na produção e no avanço de novas tecnologias, bem como reflexões valiosas acerca de diferentes contextos, como neste vídeo em que a apresentadora Mila Laranjeira fala sobre o futuro das profissões.
4. Canal Código Fonte TV
O Canal Código Fonte TV está entre os maiores canais de educação tecnológica. Apostando em uma linguagem didática e simplificada, o canal busca familiarizar seu público com termos e técnicas do mundo tecnológico.
Um exemplo são os vídeos da série “Dicionário do Programador”, como o vídeo em que os apresentadores Gabriel Froes e Vanessa Weber explicam o que é SaaS (Software as a Service). O canal já possui 112 mil inscritos e é uma ótima fonte de aprendizado para quem deseja seguir na área da tecnologia.
5. Curso em Vídeo
Apresentado por Gustavo Guanabara, o Canal Curso em Vídeo possui mais de 800 mil inscritos, e produz vídeos com excelente alcance. Gustavo fala sobre programação, tecnologia, avanços tecnológicos e suas inúmeras interfaces.
Um exemplo é o vídeo onde Gustavo explica como funciona uma placa de captura. Sem dúvidas, o Canal Curso em Vídeo merece ser assistido tanto por sua qualidade audiovisual quanto por seu conteúdo valioso.
6. Canal Tekzoom
O canal Tekzoom é apresentado por Reinaldo Silotto e possui ampla popularidade entre os adoradores de tecnologia porque os vídeos são variados e abordam diversos temas de interesse.
No Tekzoom o usuário encontra diversos mini cursos e tutoriais de como usar programas e tecnologias para criação de aplicativos, sites dinâmicos, vídeos profissionais entre outros.
7. Canal Rocketseat
A Rocketseat é uma renomada empresa do estado de Santa Catarina que atua na área de programação. Seu trabalho é popular em diferentes mídias sociais, entre as quais o Canal Rocketseat do YouTube.
Contando com mais de 30 mil inscritos, o Canal Rocketseat apresenta tutoriais de programação, dicas, instruções e informações diversas. A exemplo, veja este vídeo onde o apresentador Diego Fernandes recria a interface do aplicativo Uber, explicando como realizar tal procedimento.
8. Canal Live Overflow
O Canal Live Overflow é um dos canais mais acessados do mundo. Compondo uma comunidade de 316 mil inscritos, o canal alemão, administrado por Programadores da cidade de Berlin, possuí diversos vídeos com mais de 1 milhão de visualizações.
Um vídeo que gera bastante discussão é o vídeo onde o apresentador explica mecanismos de XSS em pesquisas do Google (em inglês).
9. Canal CrashCourse
O CrashCourse é um canal completo, que possui vídeos sobre tecnologia, ciências, fatos históricos e até ciências biomédicas. A área de ciências da computação é representada por Carrie Anne Philbin, e alguns de seus vídeos possuem mais de um milhão de acessos, a exemplo deste onde Carrie apresenta uma introdução geral acerca da computação.
10. Canal Nat & Friends
O Canal Nat & Friends é apresentado por, adivinhe, Nat e seus amigos. Nele, os apresentadores compartilham conhecimentos valiosos acerca do universo tecnológico, abordando ciências da computação, programação e curiosidades tecnológicas.
Com 209 mil inscritos atualmente, o canal possui milhões de visualizações por semana. E sua popularidade não é em vão, pois a equipe investe verdadeiramente em qualidade de conteúdo. Veja, por exemplo, este vídeo onde explicam como a inteligência artificial pode mudar notavelmente o universo da música.
11. Canal Computerphile
Computerphile é um canal britânico que aposta na divulgação de ciências da computação, tecnologia e programação.
Com mais de 1,3 milhão de inscritos, o Computerphile contribui com o aprendizado de pessoas do mundo todo. No vídeo onde falam sobre o aprendizado de máquinas, você consegue perceber a qualidade do conteúdo que compartilha de forma clara.
Viu só como os canais do YouTube cresceram a ponto de passarem de um simples entretenimento, mas para uma fonte rica de conhecimento e até mesmo abrindo portas para pessoas que desejam seguir na profissão?
Espero que estes canais ajudam nos seus estudos tecnológicos. Fique de olho no PegaDesconto para mais dicas como estas!