Comprar pela internet é uma das maravilhas do mundo moderno, que permite que possamos escolher, pagar, comparar preços, e até optar por formas de pagamento sem sair de casa. Mas esta comodidade pode acabar se tornando em um problema, justamente em função de toda tratativa ocorrer a distância e a comunicação com os vendedores nem sempre ser das mais simples.
Ainda mais quando lembramos que, na internet, é mais fácil aplicar golpes do que na vida real, mesmo que isso seja relativo em alguns casos específicos. Mas se você seguir nossas dicas aqui do Blog do PegaDesconto nunca terá problemas, e se tiver serão mais simples de resolver.
Levando em consideração estes inconvenientes que podem ocorrer em alguns casos, o post de hoje traz os problemas mais comuns, e o que fazer para que a prática de realizar suas compras na internet continue sendo algo cômodo e seguro. Confira!
Os principais problemas
Você escolheu seus produtos, colocou no carrinho, o pagamento foi confirmado, e a partir daí podem surgir uma série de aflições características das compras na internet, como:
- Atraso na entrega em relação ao que foi combinado;
- Entrega do produto diferente do que foi comprado;
- Dificuldades em realizar a troca;
- Ou simplesmente o vendedor/loja sumir e o produto nunca ser entregue.
Existem também outros inconvenientes, como a não confirmação do pagamento ou outras falhas no site que podem até não causar prejuízo, mas que caracterizam um e-commerce sem a devida estrutura de atendimento, e é com estes que você deve ter cuidado.
Como evitar os inconvenientes causados pelas compras na internet?
Atualmente existem uma série de detalhes que podem ser observados antes que você confirme a compra, que garantirão que a transação será tranquila e as mercadorias adquiridas chegarão no local combinado conforme você escolheu. Atenção para as seguintes informações:
- Sites de reclamações são grandes aliados dos clientes. Verifique se existem registros de inconvenientes, e acompanhe de que forma o vendedor resolveu o problema. Um dos recomendados é o Reclame Aqui;
- Verifique se a loja disponibiliza algum contato telefônico, de preferência algum telefone fixo, e observe também se o CNPJ da loja está descrito no site. Colhidas as informações, é hora de verificar junto aos órgãos reguladores se estas informações realmente condizem com a realidade;
- Não facilite. Se você ainda não realizou compras em determinado site, faça – a em data que a entrega da mercadoria seja anterior ao lançamento em sua fatura do cartão. Isso permite que a compra seja estornada caso a demora se caracterize;
- E principalmente converse com seus amigos e outras pessoas em fóruns e redes sociais, perguntando se a experiência de compra foi satisfatória;
- Compare as ofertas do site com outros vendedores. Se a esmola for demais, vale a pena desconfiar. Normalmente é assim que as páginas de vendas na internet que praticam fraudes atuam.
Jamais efetue compras num site de comércio eletrônico que não possua link de navegação segura (HTTPS antes do endereço www, em verde) pelo menos na página de login/cadastro e fechamento do pedido, onde informações sensíveis dos clientes são passadas pelos servidores do site. E nunca compre numa loja virtual que não possua o CNPJ visível no rodapé da página. Além disso, copie o número do CNPJ e acesse o site de validação de CPNJ da Receita Federal para conferir se realmente existe a empresa e se está ativa/regular.
Ajuda do Procon
O Procon de São Paulo mantém uma página que lista os sites não confiáveis baseada nas denúncias de compradores. A lista é atualizada frequentemente, e traz os sites de vendas na internet que de alguma forma causaram prejuízo aos consumidores. Vale a pena conferir, pois, muitos destes continuam no ar. Pode ser acessado através deste link.
Mas caso tenha sido vítima de algum inconveniente ou fraude, e não conseguiu resolver através do contato com o site, o Procon de sua cidade é a melhor forma de se orientar quanto aos procedimentos a serem realizados. Muitos dos problemas são resolvidos antes mesmo de darem entrada em tribunais de pequenas causas. Mas lembre-se de que sempre é melhor prevenir do que remediar.
E você? Já toma todos estes cuidados em suas compras na internet? Aproveite que aprendeu a fazer suas compras de forma mais segura, e não perca nenhum desconto! Assine nossa news e fique sempre por dentro das novidades.