Com o Natal chegando, começa a correria para comprar os presentes. Nos últimos anos, muitos consumidores têm trocado as lojas físicas de suas cidades por lojas virtuais espalhadas por todo o Brasil.
Os principais motivos para isso são as melhores condições de preço e descontos oferecidos por esses estabelecimentos online.
Entretanto, para evitar problemas e atrasos na hora de receber o produto, é preciso ficar atento aos prazos de entrega prometidos pelas empresas.
Se você pretende comprar presentes para o Natal em lojas online, não deixe de ler esse post e conferir alguns cuidados a serem tomados e quais são seus principais direitos caso algo saia errado. Acompanhe!
4 cuidados na hora de comprar presentes para o Natal pela internet
Confira alguns cuidados para não ter problemas nas compras em lojas virtuais:
1. Busque referências sobre a empresa
O primeiro passo antes de fazer qualquer compra online é identificar o fornecedor, verificar seu endereço, telefone e CNPJ. Com essas informações em mãos, busque referências da empresa e levante se a mesma é confiável.
Para isso, você pode pedir indicações de parentes e amigos que já compraram ou até mesmo pesquisar por referências na internet e junto aos cadastros de reclamações dos PROCON’s.
2. Guarde o comprovante do pedido
Após finalizar sua compra online, imprima ou salve um printscreen da tela. Muitas empresas costumam enviar aos seus clientes e-mails de confirmação do pedido contendo todas as suas informações como o prazo de entrega e modo de envio.
Outra dica importante é exigir a Nota Fiscal para garantir a troca ou a devolução caso o produto recebido apresente algum defeito ou não seja como esperado.
3. Leia a política de troca e devolução de produtos
Muito embora haja uma regra geral estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor sobre como deve ser a troca e a devolução de produtos comprados online, é extremamente relevante que você verifique se a empresa cumpre essas regras e não cria obstáculos a elas.
Por exemplo, evite comprar produtos de lojas que dificultam a devolução e atrasam na hora de enviar a autorização de re-postagem.
4. Compre com antecedência
No final do ano, as compras pela internet costuma triplicar aumentando muito a demanda das lojas, transportadoras e dos Correios. Por isso, não deixe para comprar em cima da hora achando que a sua mercadoria vai chegar a tempo para o Natal, porque o risco de não chegar é enorme.
As empresas devem cumprir os prazos prometidos, mas se o atraso é por culpa dos Correios, não há muito o que fazer a não ser esperar!
Direitos do consumidor no atraso da entrega
Se mesmo com todos os cuidados acima, seu pedido chegar atrasado para o Natal, saiba o que você pode fazer:
1. Exigir a entrega
Se ainda for de seu interesse receber o produto, você pode entrar em contato com a empresa e pressioná-la a entregar sua encomenda o mais rápido possível, mesmo que, para isso, outra forma de envio tenha que ser utilizada e o fornecedor arque com esses custos.
2. Cancelar a compra e ser restituído
Caso o atraso na entrega faça com que você perca o interesse em receber o produto, há a opção de fazer o cancelamento da compra e o valor integral – inclusive o frete – ser restituído com juros e correção monetária.
3. Aceitar outro produto equivalente
O pedido atrasou para ser postado e a empresa alegou que está sem estoque. Nessas situações, caso seja conveniente a você, poderá aceitar outro produto ou prestação da empresa de valor equivalente.
4. Arrepender-se da compra e devolver o produto à empresa
O direito de arrependimento é garantido ao consumidor não só nas entregas com atraso, mas em todas as compras feitas fora do estabelecimento comercial.
Recebido o produto, o comprador tem 7 dias para se arrepender da compra e devolver a encomenda sem ter que justificar seus motivos para isso. Os custos com o frete para a devolução serão pagos pela empresa.
Agora que você já acompanhou nossas dicas sobre como comprar presentes para o Natal em lojas online sem dores de cabeça, que tal nos seguir no Facebook para acompanhar outros posts interessantes assuntos interessantes do dia a dia?