Noites frias são um convite para uma boa garrafa de vinho. Os apreciadores dessa bebida, no entanto, perceberam um aumento em seu valor desde o final de 2015. Comprar vinho tornou-se mais caro pela mudança na cobrança do imposto, o que gerou um aumento de 15 a 30% no preço.
É possível, porém, driblar os valores mais altos com algumas dicas e encontrar vinhos de alta qualidade.
Nesse post, vamos mostrar como comprar vinho da maneira mais proveitosa, garimpando bons produtos e sem arrependimentos.
Tenha em mente que preço não é qualidade
É comum pensar que o vinho mais caro é o melhor. O preço final dessa bebida, entretanto, varia por diversos fatores que nem sempre estão relacionados à qualidade.
Normalmente, os vinhos mais caros levam um tempo maior para serem produzidos, além de outros cuidados especiais. Ao mesmo tempo, vinhos de rápida maturação costumam ter preços mais acessíveis e nem por isso deixam de ser perfeitos para diversas ocasiões.
Mantenha a mente aberta para diferentes sabores, pois independentemente do valor do vinho, a maioria das pessoas sequer se importa com isso. Existem no mercado, garrafas de excelente qualidade com preços entre R$ 30 e R$ 60.
Tome cuidado com as promoções
Promoção nem sempre representa uma boa compra. Talvez aquele vinho esteja em promoção porque está velho demais ou em seu período decrescente, quando é destinado para gastronomia.
É importante saber reconhecer boas oportunidades.
Leia atentamente o rótulo
Para ajudar, saiba que detalhes no rótulo podem indicar um bom vinho.
Comece analisando o nome da vinícola. Argentinas, como a Viña Cobos e Escorihuela Gascón, são boas escolhas. Há também a francesa Château L’Oué e a chilena Koyle. Se encontrar vinhos dessas vinícolas em promoção, a qualidade é garantida.
Outro ponto a se observar é se esse vinho passou por madeira, ou seja, é de uma reserva ou não?
Se não é de reserva, o vinho não passou por madeira e, consequentemente, não tem sustentação para envelhecer. Logo, se é um vinho de 2010 em promoção, mas não passou por madeira, melhor não comprar.
Um vinho que passou por madeira permaneceu por, no mínimo, seis meses em barricas de carvalho, o que lhe confere uma boa estrutura para aguentar o tempo. Essa margem de tempo varia de acordo com o vinho.
Vinhos de consumo imediato tem o tempo de guarda de um ano, enquanto os tintos portugueses costumam ter de quatro a doze anos.
Observe a garrafa
Além do rótulo, atente-se à garrafa. Se o espaço entre o líquido e a rolha for muito grande, significa que há oxigênio demais. O ideal é cerca de três centímetros.
É importante que o vinho esteja armazenado em um local arejado, com a temperatura controlada. A luz e o movimento podem estragá-lo.
Procure nos supermercados
Por comprarem em maior quantidade, os supermercados geralmente oferecem preços mais baixos em comparação às lojas especializadas. Cuidado, no entanto, com as falsas promoções, como explicamos anteriormente.
Faça parte de um clube de assinaturas
Pagando um valor fixo mensal, você receberá vinhos inovadores no conforto de seu lar.
Nos clubes de vinho, você consegue escolher a quantidade e as características dos vinhos que serão enviados.
Além de ser uma forma de conhecer e saborear novos vinhos, você receberá rótulos com preços mais baixos e informativos especiais, que o ajudarão em suas próximas compras.
Encontre cupons de desconto na hora de comprar vinho
Se a loja online tem uma boa reputação, você pode buscar cupons de desconto na categoria Vinhos e Cervejas para abaixar o valor. No PegaDesconto, você encontra ótimas oportunidades com a seleção das melhores lojas e seus códigos promocionais.
Agora navegue pelo site e encontre o desconto perfeito para comprar vinho. Se deseja saber mais sobre como usar cupons de desconto, entre em contato conosco!