Há alguns meses a Microsoft lançou oficialmente o seu mais novo, e provavelmente definitivo, sistema operacional, o Windows 10, e já foi ensinado aqui no blog como atualizar para o Windows 10 gratuitamente. O presente artigo servirá como uma espécie de guia àqueles que têm dúvidas a respeito do novo S.O. e ao grande número de usuários que ainda estão resistentes a migração do Windows 7 e até XP para a versão 10.
Instalação e atualização do Windows 10
A instalação, “do zero”, do Windows 10 é bem semelhante à do 8, sendo possível ser realizada por qualquer usuário que já tenha um conhecimento intermediário em informática. Porém, para alegria de muitos a fabricante disponibilizou o Windows 10 de forma gratuita à todos os usuários que possuem uma licença do windows 7 ou 8, o que torna a migração para o novo sistema ainda mais fácil, sendo desnecessário a compra ou download de arquivos. Para esses usuários é preciso apenas clicar na notificação que aparecerá no canto da barra de ferramentas e seguir os passos bem fáceis onde automaticamente, após algum tempo, a máquina já possuirá a versão mais recente funcionando, e o melhor, é oficial e gratuito. Mas esta facilidade, obviamente, só estará disponível para quem possui alguma versão original do Windows instalada em seu computador ou notebook.
A volta do menu iniciar
Para todos os usuários que não gostaram e reclamaram da ausência do menu iniciar no Windows 8, podem ficar tranquilos, pois ele voltou.
Após ter perdido um pouco a cara de desktop ao tentar se integrar aos dispositivos touchscreen, o menu iniciar agora volta tentando mesclar os dois estilos e suprir a necessidades de todos, possuindo tanto uma lista de aplicativos no lado esquerdo semelhante à do Windows 7, quanto os blocos da tela touch no lado direito, sendo totalmente personalizável.
Agora, também possível a utilização do iniciar abrangendo a tela inteira assim como ocorria no Windows 8. Outra mudança a ser citada é a presença de um campo de pesquisa ao lado do botão iniciar, onde apresentam-se resultados tanto do Windows quanto da Web. Para os que se incomodam com a caixa de pesquisa citada, pois ocupa grande espaço na barra de tarefa, também é possível personalizar e mudar para um ícone de pesquisa ou simplesmente ocultar por completo.
E para aqueles que ainda assim não gostaram do novo iniciar e preferem o mesmo exatamente como funcionava no Windows 7, podem ficar calmos, pois isso é possível! Existem softwares que podem facilmente resolver esse problema. Eu, particularmente, uso e recomendo o StartIsBack.
Outra mudança relacionada, é o fato do Windows 10 já inicializar na área de trabalho, algo que já tinha sido corrigido na versão 8.1 após ter sido muito criticado pelos utilizadores de desktop do Windows 8.
Cortana
Outro destaque do Windows 10 é a presença da, já conhecida por muitos utilizadores do windows phone, assistente pessoal Cortana. Mas nem tudo são flores, e esse recurso, ainda, não está disponível para o nosso idioma, porém deve ser disponibilizado entre o final de 2015 e início de 2016. No entanto, se você não aguenta esperar já pode começar a utilizar o Cortana agora mesmo numa versão do Windows 10 que esteja com todas as atualizações em dia, através do tutorial criado pelo site Tecmundo que ensina como ativar o Cortana em português no W10.
Múltiplas áreas de trabalho
Mais uma mudança bem importante no Windows 10 é a possibilidade de serem usadas diversas áreas de trabalho, o recurso que era desejado por muitos agora está presente, o que facilita bastante na organização das janelas abertas, principalmente quando são muitas, tornando possível que o usuário dedique cada área de trabalho para uma determinada necessidade, ou como preferir.
Continuando a falar a respeito de organização de tarefas e janelas, uma funcionalidade que ficou ausente no Windows 8 e agora está de volta é a visualização de tarefas acessado através da combinação das teclas “Windows + Tab”. Esta nova Task View apesar de não trazer os grandes efeitos do “aero” como no Windows 7, possui uma visão muito mais enxuta, organizada e ampla em relação às janelas abertas.
Outra forma de ser acessado é por meio do ícone “Visão de Tarefas” presente na Barra de Tarefas. Também é por meio desta Task View que se apresenta a possibilidade de adicionar novas áreas de trabalho por meio de ícone em forma de “+” no canto inferior direito da tela. Com várias áreas de trabalho criadas, pode-se alternar rapidamente entre elas por meio dos seguintes atalhos: Pressione as teclas “Ctrl + Windows + setas direita ou esquerda”.
Central de ações
Um novo ícone a ser notado presente na barra de ferramentas é o referente a central de ações. Funciona de forma semelhante aos smartphones, onde são apresentadas além de notificações a respeito do sistema, uma série de atalhos para funções frequentemente usadas. Também é possível sincronizar ao e-mail e receber notificações e pré-visualizações das mensagens recebidas.
Alguns novos aplicativos
Edge e Groove: Edge, o novo navegador da Microsoft, traz grandes mudanças em relação ao Internet Explorer, o novo navegador apresenta melhor desempenho e estabilidade, além de ser mais veloz, é mais fácil de ser usado e muito mais bonito. O navegador também traz algumas novas funções que não existiam no seu antecessor. O Internet Explorer, contudo, ainda está presente no Windows;
Xbox: para os donos dos videogames Xbox One e Xbox 360, este app permite uma integração completa com os consoles. Através do aplicativo Xbox no Windows 10, é possível comprar jogos, ver e enviar mensagens através da Xbox Live, assistir às capturas de vídeos feitas no Xbox One e até fazer streaming de jogos entre o Xbox One e o Windows 10;
Microsoft Groove é o reprodutor de áudio que substitui o Xbox Music com muita competência e permite uma ótima experiência tanto em relação aos arquivos do próprio computador, quanto às músicas importadas da internet.
Vale a pena atualizar?
Eu diria que a resposta é “sim”, principalmente para quem já possui Windows 7 ou 8 instalado em suas máquinas e podem, de forma gratuita, migrar para o Windows 10. Em resumo, o novo sistema operacional da Microsoft está muito bonito e bem mais rápido, traz diversas novidade, a volta de algumas funções, um integração muito boa entra dispositivos e provavelmente irá contentar a maioria dos usuários.
E você, já está utilizando o Windows 10 no seu notebook ou pc? O que está achando? Comente.