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Cupons e Lojas
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A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, acabou, a Alemanha massacrou nossa seleção e depois venceu a Argentina na final, e levou pra casa o título de melhor no futebol mundial. Mas nosso país teve a oportunidade de tirar muitas lições de aprendizado que só o maior evento esportivo do mundo pode nos proporcionar. Uma das lições que a Copa do Mundo da Fifa pode ensinar para os “marketeiros de plantão”, são suas estratégias e o modelo de negócios utilizado para administrar um evento de tamanha magnitude com sucesso. Assim como a Copa do Mundo, o comércio eletrônico também faz parte de uma grande rede de estratégias e ideias complexas que o fazem funcionar. Por isso é preciso que as empresas de e-commerce consigam entrar em campo e mostrar seu melhor neste grande jogo, que ao contrário do futebol, pode ter vários vencedores. Os lojistas da internet devem estar bem equipados com seus planos de jogo e ter uma equipe de profissionais prontos para agir e evitar a perda de vendas e de clientes. Neste artigo apresentamos algumas visões comparativas com atitudes dos times, jogadores e treinadores que estiveram na Copa do Mundo do Brasil em 2014.

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Escale um time de pessoas engajadas

É importante ter na sua empresa um time de profissionais com pessoas que estão engajadas em fazer dar certo. Assim como num time de futebol, cada um tem um papel a desempenhar, seja a posse de bola, atacar pelas laterais ou evitar os contra-ataques. Se faz ainda mais importante colocar as pessoas certas na posição certa para ter sucesso. Você precisa garantir que os vendedores e consultores ou atendentes estejam treinados e engajados com seu canal de comunicação com os clientes.

Tenha tudo sob controle

Como vimos nesta Copa do Mundo no Brasil, as equipes que só se defenderam durante o jogo foram eliminadas mais cedo, enquanto os times mais agressivos – Alemanha e Holanda, por exemplo – foram mais bem-sucedidos chegando até a semifinal e levantando a taça, no caso da Alemanha. Por isso não se contente em apenas participar. Transforme as visitas dos clientes ao seu site em vendas. Lojas convencionais, fora da internet, não esperam o cliente fazer uma pergunta; eles estão lá para atender os consumidores no momento em que eles entram na loja. E é bom que os representantes do atendimento online da sua loja virtual usem esta técnica. Certifique-se de que o chat para atendimento online e a navegação guiada estejam disponíveis para os visitantes assim que eles chegam em seu site, e incentive os seus representantes para praticamente pegar na mão do cliente e caminhar com eles pela loja virtual se for necessário, nos casos em que o cliente possui dúvidas de como comprar na loja, por exemplo.

Analise os resultados anteriores

Os melhores treinadores que estiveram na Copa do Mundo sempre analisam os resultados dos jogos anteriores e, com base neles, fazem alterações na escalação e na estratégia antes de cada jogo. O comércio eletrônico é uma ciência altamente mensurável. Você tem a capacidade de analisar cada experiência do cliente desde o momento em que ele chega ao seu site para comprar, para isso use e abuse do Google Analytics. Como os clientes navegam na sua loja? Quando eles decidem sair da loja e por quê? Quais os termos de busca que levam a um maior número de vendas ou conversões de assinaturas de newsletter? Saiba o que funciona e construa serviços e estratégias de vendas que conquistem os consumidores. Na internet você encontra tutoriais de como configurar uma conta do Google Analytics para obter o máximo de dados e estatísticas da sua loja virtual, como por exemplo, este artigo tutorial escrito pela Fabiane Lima para o site Agência Mestre.

Una-se à festa do futebol mundial

É uma excelente oportunidade para você conquistar novos clientes para sua loja. Este ano na Copa do Mundo 2014, houve 672 milhões de publicações no Twitter, e 350 milhões de usuários do Facebook criaram 3 bilhões de interações durante o torneio que aconteceu aqui no Brasil. A vergonhosa goleada que o Brasil sofreu da Alemanha, perdendo por 7×1, bombou nas redes sociais. Mais do que um canal coadjuvante, as mídias sociais promoveram de forma gigantesca as marcas da Copa do Mundo, da FIFA e de cada nação em particular, dando aos fãs uma plataforma para celebrar as vitórias e lamentar os fracassos de suas equipes. Aprenda com isso, adotando as mídias sociais para promover os esforços do comércio eletrônico com a sua marca, através da identificação e estudo de perspectivas, em vez de apenas responder a reclamações e postar promoções e cupons de desconto. Aliás, deixe a postagem de cupons de desconto com o Pega Desconto.

Esteja pronto para entrar em ação

Durante uma Copa do Mundo, é fundamental saber se adaptar aos planos de jogo dos seus oponentes. Vá direto para o centro da defesa, faça jogadas pelas laterais, utilize as bolas paradas – todas essas são estratégias que devem ser praticadas e implementadas com exatidão. Da mesma forma, a sua estratégia de e-commerce deve abranger múltiplas plataformas, uma vez que os clientes gostam de interagir com as empresas através de diferentes canais. Uma variedade de tecnologias integradas, indo do uso self-service e do e-mail para o chat, e as mídias sociais, cada uma delas é adequada para atender as consultas dos clientes em momentos diferentes.

Já sabemos que a próxima Copa do Mundo será na Rússia, em 2018, mas não espere até lá para se envolver com seus clientes de uma forma mais pró-ativa, mais inteligente. Tome medidas agora para abraçar estas novas tecnologias e estratégias de e-commerce, e talvez seja você quem irá comemorar sob uma chuva de papel picado, erguendo uma taça de ouro sobre sua cabeça. O seu cliente quer inovação, cupom de desconto e interatividade.

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